Veja a serviço da Airbus

Por Jussara Seixas


A manchete da Veja da semana passada (1/8) apresentou o conteúdo sigiloso da transcrição das caixas-pretas feita nos EUA.

O Folhão, Estadão e Globão também deram a notícia, copiando do Vejão. Esses dados sigilosos haviam sido entregues à comissão da CPI e estavam no cofre do Congresso. Os dados que foram revelados pela Veja passavam ao leitor a mensagem de que o erro seria do piloto.

De que o piloto não soube pousar com o reverso pinado, de que não soube posicionar o manete. De que haveria um procedimento rigoroso para o pouso com reverso travado, que constava do manual, conforme divulgou a Airbus fabricante do avião.

Antes que ocorresse o vazamento do que deveria ser sigiloso, a mídia e a oposição já tinham um culpado: o governo. Ontem, 3/8, a Airbus divulgou um comunicado dizendo textualmente que a culpa foi do piloto, que foi falha humana.

Diz o texto: "baseado na análise oficial da caixa-preta do vôo 3054, afirma que a aeronave A-320 não apresentou nenhum "defeito de funcionamento" e que o manete da turbina direita, que estava inoperante e travada, não foi desacelerado corretamente pelo piloto na hora do pouso."

A quem interessava que os dados sigilosos fossem divulgados? É óbvio que à Airbus, fabricante do avião. Quem vazou os dados sigilosos para Veja? é óbvio que a Airbus, que queria preservar a marca e safar-se da responsabilidade pela tragédia.

O CENIPA diz que a investigação poderá demorar 10 meses, mas a Airbus, em menos de um mês, já sabe o que houve, já culpou o piloto e, para a empresa, o assunto tragédia da TAM já está esclarecido e encerrado. A mídia safada, sempre ao lado dos poderosos, sempre defendendo os poderosos -- a Veja, no caso --, está a serviço da Airbus.

A família do comandante morto no acidente vai processara a Veja, a FSP e o Estadão. Curiosamente os jornalões, a redeglobo e a Veja não deram essa noticia. Quem deu a a noticia foi o Jornal da TV Gazeta.

AddThis Social Bookmark Button

0 comentários

Postar um comentário