Ditador Alvaro Uribe Tenta Desestabilizar a Colômbia

Uribe pede ao Congresso antecipação da eleição presidencial


"Convocarei o Congresso da República para que tramite com a maior celeridade um projeto de lei de referendo, que chame o povo a ordenar a imediata repetição das eleições presidenciais de 2006", disse Uribe em discurso transmitido por rádio e televisão.


O presidente fez o anúncio depois que a Suprema Corte de Justiça pediu a revisão da legalidade da reforma constitucional que permitiu a Uribe ser reeleito para um segundo mandato.


A Corte fez o pedido com base na condenação de uma ex-congressista que confessou ter recebido suborno do governo para votar a favor da mudança na lei.


Uribe acusou a Suprema Corte de Justiça de pressionar seu governo, de aplicar uma justiça seletiva e de usurpar competências por meio de suas decisões.


Reações


O partido Liberal, de oposição, acusou o presidente de tentar "provocar uma crise institucional". "É muito preocupante o que está acontecendo. O anúncio é bastante grave, é uma atitude desafiadora do presidente em relação à Justiça. O governo está atuando de cabeça quente e tenta provocar uma crise institucional", disse Cecilia López, porta-voz do partido Liberal no Senado.


Para Carlos Gaviria, segundo colocado nas eleições de 2006, que reelegeram Uribe no primeiro turno, a proposta do presidente é uma "monstruosidade", mostra que é "incapaz de governar em um estado de direito" e "utiliza o povo como um ditador utilizaria o exército ou a polícia".


Rafael Pardo, pré-candidato presidencial do Partido Liberal, afirmou que uma sentença judicial não pode decidir por um referendo e que a proposta de Uribe "é um exagero" que pode levar à "desestabilização do país".

Fonte: Portal Vermelho

AddThis Social Bookmark Button

0 comentários

Postar um comentário