Biografia de Dilma

 Segue abaixo uma verdadeira biografia de Dilma, onde pode-se ver o porque é a melhora candidata para suceder Lula.

Biografia completa de Dilma:

Dilma Rousseff tem 62 anos, é mineira, filha do imigrante Pedro Rousseff, búlgaro naturalizado brasileiro, e da professora Dilma Jane Silva.

Aluna da escola pública (escola estadual Milton Campos em Minas Gerais), Dilma conseguiu ingressar na Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, e, no início dos anos sessenta, tornou-se uma grande militante do movimento estudantil combatendo a ditadura militar no país.

Dilma ingressou em 1967 na faculdade de Ciências Econômicas da UFMG. Tornado-se economista, mestre em teoria econômica pela Unicamp e doutoranda em economia monetária e financeira pela mesma universidade.

Em 1973, Dilma Rousseff retomou o curso de Economia na UFRGS, no Rio Grande do Sul, onde estava preso seu segundo marido, Carlos Araújo, por também combater a ditadura militar. Ingressou, junto com o marido, no PDT e recebeu um cargo de estagiária na Fundação de Economia e Estatística, em 1977.

Em 1985, Dilma assumiu a Secretaria Municipal da Fazenda, em Porto Alegre, no governo do pedetista Alceu Collares, que classificou a gestão “como exemplo de competência e transparência”.Dilma saiu da Secretaria da Fazenda de Porto Alegre em 1988, quando se afastou para se dedicar à campanha de Carlos Araújo(um dos fundadores do PDT ao lado de Leonel Brizola) à prefeitura de Porto Alegre.

Em 1989, Dilma foi nomeada Diretora-Geral da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, saindo de lá para ser presidente da Fundação de Economia e Estatística, no governo de Alceu Collares.

Em 1995, Dilma Rousseff voltou para a FEE, mas como funcionária, já que o PDT havia perdido a eleição. Ali editou uma revista de indicadores econômica.

Em 1998, Dilma retornou à Secretaria de Minas e Energia, no governo petista de Olívio Dutra, eleito governador gaúcho.

Em 2002, Dilma foi nomeada ministra das Minas e Energia do governo Lula, um ministério que cuida de questões relevantes para o país como o petróleo, o gás, a energia elétrica e as energias renováveis.

Em junho de 2005, Dilma assumiu o ministério da Casa Civil quando coube a ela tarefa de comandar o principal programa do segundo mandato de Lula, o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

De 2006 para cá, Dilma vem ganhando destaque na mídia por sua excelente atuação na Casa Civil e crescendo a cada dia pela sua determinação. É a candidata natural escolhida pelo presidente para dar continuidade ao projeto de crescimento econômico e investimentos sociais do Governo Lula.

Como se vê, a biografia de Dilma a legitima como uma grande liderança que surgiu na política brasileira nos últimos anos.

AddThis Social Bookmark Button

1 comentários

  • Anônimo  
    18/9/10 11:48 PM

    Esse eh um blog tendencioso, to say the least! Quando diz que a atuacao de Serra como Ministro da Saude foi pessima, parece ate brincadeira. Serra foi o melhor ministro da Saude que o Brasil jamais teve, quebrou a patente das multinacionais farmaceuticas e gracas a ele temos os medicamentos genericos por precos muito inferiores, e para fazer isso so mesmo um homem de muita coragem e ficha limpa, do contrario jamais conseguiria. De um pais assolado pela Aids nos anos 80, ele transformou o Brasil num modelo internacional para tratamento de Aids, citado em congressos internacionais. Cito aqui apenas 2 coisas que ele realizou... Se ele ganhar para Presidente finalmente teremos um homem culto, honesto e incorruptivel para curar o cancer da corrupcao que devora o nosso pais. Se ele nao conseguir, ninguem mais consegue.
    Esse blog deve ser do pai, mae, irmao ou tio da Dilma/Lula!!

Postar um comentário