Brasil é exemplo na atenção básica à saúde, diz OMS

O relatório anual da Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a adoção da atenção primária à saúde em todos os países e destaca o Brasil como exemplo dessas iniciativas. O documento, intitulado Atenção Primária à Saúde, agora mais do que nunca, recomenda que os países adotem cuidados primários de saúde em suas políticas numa tentativa de combater a desigualdade e ineficiências dos problemas de saúde.

Nesse sentido, a OMS destaca iniciativas como o Programa Saúde da Família e os observatórios de Recursos Humanos em Saúde como modelos a serem seguidos já que demonstraram bons resultados para aprimorar o sistema público de saúde no Brasil.

Exemplo


Para implementar as reformas, a OMS faz quatro recomendações e destaca o sucesso das iniciativas adotadas no Brasil com relação à atenção primária.

Em primeiro lugar, o documento recomenda que os países adotem o acesso universal à saúde e cita o Brasil como exemplo.

"O Brasil, que começou a adotar o sistema de acesso universal em 1988, já oferece o acesso a 70% da população", diz o documento.

Além disso, o relatório aconselha, ainda, que o sistema de saúde tenha a população como foco e afirma que "sistemas de saúde podem ser reorientados para atender melhor às necessidades das pessoas através de pontos estabelecidos na comunidade".

Novamente, o documento cita o sucesso do programa brasileiro "Saúde da Família", adotado em 1994 como um dos programas propostos pelo governo federal aos municípios para implementar a atenção básica.

Em entrevista à BBC Brasil, o editor responsável pelo relatório neste ano, Win Van Lerberghe, afirmou que o programa é "um dos exemplos mais impressionantes do impacto da adoção dos cuidados básicos e de como esses cuidados devem ser implementados para que proporcionem melhoria na qualidade da saúde e traga resultados".

"O programa brasileiro demonstra o modo como o sistema deve caminhar", afirmou.

Fonte: BBC Brasil

AddThis Social Bookmark Button

0 comentários

Postar um comentário