Diogo Mainardi e Daniel Dantas:Sujeirada no Arraial dos Golpistas

Por Luiz Nassif


Na série “O Caso de Veja” e em vários posts aqui no Blog, relatei a estratégia de defesa de Daniel Dantas, a quem Diogo Mainardi servia.

No capítulo “O post-it de Mainardi” descrevo a estratégia da defesa de Dantas:

O que os advogados de Dantas buscam é a chamada “contaminação do inquérito” – isto é, trazer para o inquérito da PF o inquérito da Telecom Itália e as vinculações brasileiras. Fazendo isso, Dantas se livra. Qualquer juiz considerará que o inquérito se baseou em práticas ilegais. Daí o termo “contaminação”: as ilegalidades da Telecom Itália no Brasil (sob Tronchetti Provera) comprometerão os trabalhos legais da Policia Federal e do MP, porque estarão ambos reunidos no mesmo inquérito. E tudo terminará em pizza.

Insisto: anote bem essas observações, porque ficará mais fácil entender os caminhos que Diogo Mainardi passou a trilhar.

Esse capítulo foi escrito meses atrás.

A estratégia de Dantas consistia nisso. Através de Diogo Mainardi – entre outros – tentaria pressionar a Justiça para incluir no inquérito da Kroll os “grampos” da Telecom Itália. Em sua coluna, além de insistentemente afirmar que o inquérito brasileiro deveria incluir o material do inquérito italiano, Mainardi informou ter levado pessoalmente (!) ao Ministério Público o relatório.

Confira a nota abaixo. É do Ministério Público Federal de São Paulo e foi divulgada ontem. Através dela se fica sabendo que algum agente infiltrado colocou o CD da Kroll no inquérito. A defesa de Dantas imediatamente alegou que o inquérito estava “contaminado”. Os procuradores federais denunciam que o CD foi anexado ao processo sem o devido comunicado ao MPF e à Justiça.

Alguma dúvida sobre a importância que a defesa de Dantas dava a essa "contaminação" e sobre o papel desempenhado por Mainardi neste jogo, a ponto de se propor a levar pessoalmente o material ao MP?


AddThis Social Bookmark Button

2 comentários

  • Unknown  
    2/8/08 3:48 AM

    Guina

    Todos os blogs que tem SITE METER não estão abrindo no EXPLORE. Eu tive que retirar do meu para ele abrir. Estou te escrevendo pelo FIREFOX MOZILA.Quem descobriu isso foi o Oni.Não sei o que houve? O Oni acha que é vírus. No FIREFOX abre, mas no EXPLORE aparece uma mensagem de erro e não abre.
    Um abração

    Jussara Seixas

  • Anônimo  
    4/8/08 3:20 PM
    Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Postar um comentário