CONFERINDO AS PROVAS

Por Luis Nassif

Com o advento da Internet e dos Blogs (e suas guerras) uma mudança das mais significativas foi a necessidade de que quem denuncia apresentar as provas na Internet. O padrão de denúncias, antes, era tremendamente cômodo. O jornal ou revista dizia estar de posse de um dossiê, selecionava trechos, ou esquentava. E o leitor aceitava passivamente, sem poder questionar.

Agora, não.

Um exemplo interessante foi o tal dossiê da Itália, brandido pelo Diogo Mainardi. Com a pressão em cima dele, acabou publicando o tal dossiê. Publicou, dançou. Ficou claro, pela análise do documento, que tinha sido montado e aqui no Brasil. Agora, com esse dossiê-relatório de gastos do governo, ocorre a mesma coisa. Veja fez um escarcéu com as 13 folhas. Quando o Ricardo Noblat disponibilizou o documento no seu site, deu para ver a irrelevância dele. A guerra na blogosfera, agora, levou a Folha a passar os dados do seu dossiê para a Casa Civil. De posse dos dados, a Ministra Dilma Rousseff garante que foi acrescentada uma coluna de comentários que não bate com o original.


Do Último Segundo

BRASÍLIA - A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, declarou nesta sexta-feira, 4, que detalhes do suposto dossiê divulgado pela "Folha de S.Paulo" desmentem a versão de que o Palácio do Planalto montou o relatório para chantagear o PSDB. Segundo Dilma, que já pediu a auditoria sobre o banco de dados da Casa Civil sobre informações de despesas da Presidência desde 1998, a maior parte dos dados do dossiê nunca foram confidenciais e, ainda, há uma coluna de “observações” que não existe nas planilhas governamentais.

Para embasar suas afirmações, a ministra-chefe da Casa Civil mostrou as planilhas publicadas pela "Folha de S.Paulo" e apontou que lá constam comentários sobre gastos não incluídos nos dados dos computadores do Palácio do Planalto. Os comentários, destacados em letras maiúsculas quando as despesas parecem supérfluas ou irregulares, são citadas pela oposição como uma evidência da montagem por pessoas interessadas em usar os dados politicamente.

“Estou afirmando que todos os elementos que obtive hoje mostram que a coluna de observações não existe na nossa base de dados”, disse Dilma Rousseff, demonstrando indignação com o que chamou de “escandalização do nada”. Segundo a ministra, das cinco personalidades do governo tucano citadas no suposto dossiê, apenas informações sobre a ex-primeira-dama, Dona Ruth Cardoso, são sigilosas.

Fonte:Desabafo País

AddThis Social Bookmark Button

0 comentários

Postar um comentário