Luiz Nassif x Revista Veja:Te Cuida Cambada de Mentirosos!

"Eu dei a cara pra bater, alguém tinha que fazer isso. Eu sei que é um adversário imenso. Mas alguém tem que falar", afirmou Nassif. "Essa disputa jurídica vai ser importante para uma discussão mais ampla. Em toda a minha carreira, eu nunca vi alguém fazer um jornalismo como o que a Veja está fazendo."

Na série, iniciada em seu blog no dia 30 de janeiro, Nassif sustentou que um acerto de Veja com o colunista Diogo Mainardi foi precedido de uma aproximação entre Eurípedes e Daniel Dantas - que há tempos tentava se aproximar da revista. O acordo teria sido intermediado por Lauro Jardim.

Ainda segundo Nassif, Nelson Tanure, do Jornal do Brasil, tentou contratar Mainardi pela audiência de sua coluna. Nassif chamou os três, juntamente com Mário Sabino, de "o quarteto da Veja". De acordo com seu blog, eles "entrariam de cabeça a favor de Dantas".

Jardim e Alcântara decidiram processar Nassif, que considerou a decisão "um direito dos dois", mas fez uma ponderação: "Eles podiam tentar explicar a situação. A Abril mandou uma carta contestando alguma coisa e foi publicada no meu blog e no iG. Já a Veja não tem por hábito permitir o direito de resposta. Isso é uma afronta maior. Para mim, ferir a liberdade de expressão é não permitir o direito de resposta".

A carta a que Nassif se refere foi enviada pela editora Abril ao iG, reivindicando um pedido de resposta à série. A editora afirmou que "repudia veementemente as informações" divulgadas na página do jornalista, entre os meses de dezembro de 2007 e janeiro de 2008.

Além disso, a Abril declarou que, "ao contrário do que quer fazer crer Luis Nassif, o jornalismo praticado pela revista Veja jamais esteve mancomunado com os interesses alheios à postura adequada de órgão informativo ético".

A editora Abril não tomará nenhuma atitude jurídica em relação às afirmações de Nassif, que vai contratar um advogado e acha que os jornalistas estão sendo precipitados em iniciar o processo tão cedo. "Eles deveriam esperar o fim da série para me processar, porque eu vou apresentar um conjunto de elementos e provar minhas teses".


Fonte: Portal Vermelho

AddThis Social Bookmark Button

1 comentários

Postar um comentário