Vergonha:Porque a CPI Abril-Telefônica Ainda Não Foi Instalada?

Câmara instala duas CPIs, Abril-Telefônica fica na gaveta

Foram instaladas, nesta semana, duas CPIs (Comissões Parlamentares de Inquéritos) pela Câmara dos Deputados. Uma destinada a investigar escutas telefônicas clandestinas e ilegais no Supremo Tribunal Federal (STF). A segunda irá investigar as causas e os responsáveis pela morte de crianças indígenas. Duas outras estão na fila para serem instaladas: CPI da Criança e do Adolescente Desaparecidos e a CPI da Abril-Telefônica.

CPI da Abril-Telefônica

Após quatro meses da entrada do requerimento da CPI, contendo 182 assinaturas de parlamentares da base do governo e da oposição, a comissão ainda não foi instalada.

A autoria é do deputado Wladimir Costa (PMDB-PA) e a CPI foi requerida “para investigar as circunstâncias e as conseqüências decorrentes do processo de autorização, por parte da Anatel, referente à reestruturação societária e transferência de controle de outorga envolvendo as empresas da TVA (do Grupo Abril) e a empresa Telesp, no que diz respeito aos princípios da defesa da livre concorrência, dos direitos do consumidor e da soberania nacional”.

O deputado Fernando Ferro (PE), vice-líder do PT na Casa, acredita que a comissão será a próxima a ser instalada. No entanto, o vice-líder petista percebe que há uma articulação política para que ela não seja instalada.

Para que isso aconteça, o deputado pernambucano entende que os líderes partidários devem estar de acordo. Ele revela que o presidente da Casa, Arlindo Chinaglia (PT-SP), mostra-se disposto a instaurar a Comissão, faltando apenas o pronunciamento dos partidos.

“Infelizmente me parece que, de certa maneira, há um certo desinteresse, um receio ou medo, não sei, em relação a esse assunto. Eu já conversei e aguardo uma manifestação das lideranças, mas há algo de estranho que está parando a seqüência dessa CPI”, lamenta Ferro.


Fonte: Portal Vermelho

É por essas e outras que o Congresso Nacional vive em constante descrédito junto à opinião pública. Afinal, temos um Senado que retirou da população mais carente cerca de R$41 bilhões com a manobra vergonhosa da oposição em derrubar a prorrogação da CPMF e uma Câmara dos Deputados que estranhamente abafa uma importante investigação sobre o caso 'Abril-Telefônica'.

Afinal, porque será que os deputados estão temerosos em investigar a Editora Abril? Se a empresa dos Civitas não deve nada, porque temem tanto a instalação desta CPI?

O Congresso Nacional está fechando o ano de forma melancólica e vergonhosa.

AddThis Social Bookmark Button

2 comentários

  • Anônimo  
    24/12/07 1:42 PM

    Boa pergunta, porque esta importante CPI não foi instalada?

  • [tabita]  
    1/3/08 1:53 AM

    .
    .
    .
    a CPI não foi instalada porque, neste país, meia dúzia de patrões controlam a comunicação - entre eles, considere-se os civitas e seus comparsas.
    e mesmo que a CPI fosse instalada - com o perdão da palavra -, e daí? quando foi que uma CPI resolveu alguma coisa?
    a democracia desse país só vai ter algum sentido (que não o oco, de hoje) quando os trabalhadores tomarem para si os seus destinos, administrando as empresas e o Estado. em outras palavras, quando nos organizarmos para construir uma democracia dos trabalhadores, por cima dos destroços dessa - que é dos ricos.
    ::

Postar um comentário