O que VEJA quer, o que VEJA faz

Por Laerte Braga

Eu me recordo de um dia na redação de um dos primeiros jornais em que trabalhei que faltara o "astrólogo". Nada contra a Astrologia. O editor chamou um rapaz novato e disse a ele: "escreva o horóscopo para amanhã já que fulano não veio". Espantado o companheiro perguntou como e recebeu em troca a seguinte resposta: "signo por signo, equilibre previsões negativas com positivas, mas as positivas devem preponderar, três linhas para cada signo, cinco no máximo".

Há anos atrás um grupo de jornalistas brasileiros no exterior "montou" um documento com o timbre da Academia Real da Inglaterra sobre uma descoberta revolucionária. Um determinado tipo de alimento que ministrado às vacas permitia que o leite saísse já com sabor. Caramelo, moranga, framboesas, vai por aí afora.

O tal documento foi remetido a VEJA e saiu publicado na íntegra com os comentários sobre a nova evolução da tecnologia alimentar, capaz de transformar o consumo do leite em um prazer com condições de combater o imbatível milk shake, presença obrigatória em qualquer lanchonete do mundo ocidental. É lógico, já estavam de olho nas contas publicitárias dos produtores de leite.

Na semana seguinte os jornalistas trouxeram a público que se tratava de uma farsa, o documento fora montagem e se pretendia apenas provar que VEJA não tem nem cuidado e nem escrúpulo com o que quer que seja. O fato ficou conhecido como o "boimate", pois o dito cujo "alimento" permitiria às vacas darem leite com mate.

Os Civitas, donos da VEJA e de várias outras publicações no Brasil são procurados na Itália por associação com a Máfia, formação de quadrilha e encontraram no Brasil o espaço ideal para os grandes "negócios". É o que fazem, nada além de grandes "negócios", associados à elite mais atrasada do País, a paulista (pior que a mineira), mas também a mais poderosa.

Essa associação inclui o latifúndio coronelesco de várias partes do Brasil, sobretudo no Nordeste e aí começa a importância de liquidar com o governo Lula. Começa pela necessidade de desacreditar o PT (não importa que tenha errado ou acertado, para VEJA vai sempre errar) e neutralizar uma figura estratégica para o partido de Lula, o ex-ministro José Dirceu.

Se Lula acabar com a fome vão dizer que está transformando os brasileiros em obesos. Se resolver o problema da saúde, vão dizer que Lula está desperdiçando dinheiro em programas inúteis de recuperação dos seres humanos desprezíveis. E assim por diante.


AddThis Social Bookmark Button

0 comentários

Postar um comentário