Mainardi, o pitbull da Veja

Por Altamiro Borges*

Diogo Mainardi “não é confiável”, garante Marco Aurélio Garcia, ao recusar o pedido de uma entrevista exclusiva feito pelo colunista. “Meu infinito apreço pela liberdade de imprensa não vai ao ponto de conceder-lhe entrevista”, afirmou o presidente do PT e ex-coordenador da campanha presidencial de Lula, ao se recusar a falar com o provocador da revista Veja e da TV Globo.


Marco Aurélio Garcia, deu a resposta que estava entalada na garganta de muitos brasileiros. Na semana passada, o “colunista” Diogo Mainardi, o pitbull da revista Veja, solicitou por e-mail uma entrevista exclusiva com o dirigente petista. “Eu gostaria de entrevistá-lo por cerca de quatro minutos para um podcast da Veja. O assunto é a imprensa. Eu me comprometo a não cortar a entrevista. Ela será apresentada integralmente”, apelou.


A resposta de Marco Aurélio foi direta: “Sr. Diogo Mainardi, há alguns anos – da data não me lembro – o senhor dedicou-me uma coluna com fortes críticas. Minha resposta não foi publicada pela Veja, mas sim, a sua resposta à minha resposta, que, aliás, foi republicada em um de seus livros. Desde então decidi não falar com a sua revista. Seu sintomático compromisso em não cortar minhas declarações não é confiável. Meu infinito apreço pela liberdade de imprensa não vai ao ponto de conceder-lhe uma entrevista”.


Reacionário e preconceituoso convicto


Há tempos que as estripulias deste badalado jornalista da mídia hegemônica mereciam este tipo de reação. Expressão do que há de mais reacionário e preconceituoso na imprensa brasileira, este direitista convicto colecionou inúmeros adversários desde que deixou de escrever banalidades sobre cultura e passou a tratar de temas políticos na sua coluna semanal da revista onde escreve desde 1999. Seus cinco livros – um deles sugestivamente intitulado Contra o Brasil – e dois filmes nunca tiveram maior repercussão. Mas os seus comentários rancorosos na mídia excitaram a direita nativa. Mais recentemente, ele também substituiu outro renomado elitista, Arnaldo Jabor, no programa Manhattan Connection, da Rede Globo.


Provocador contumaz, ocupou estes espaços midiáticos regiamente pagos para satanizar o governo Lula e e tudo o que possua alguma conotação progressista. “Sou um conspirador da elite, quero derrubar Lula, só não quero ter muito trabalho” (Veja, 13/08/05).


Mainardi não poupa o MST, o sindicalismo, os intelectuais e as lideranças de esquerda no país e no mundo. Apóia o genocídio dos EUA no Iraque e odeia Fidel Castro, Evo Morales e Hugo Chávez. Prepotente e egocêntrico, ele chegou se gabar de “quase ter derrubado o presidente Lula” e ficou furioso com os milhões de votos dados para a sua reeleição. A exemplo de outro escriba da nova direita, Reinaldo Azevedo, faz questão de explicitar a sua aversão e nojo ao povo.

Saiba Mais Aqui:
http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=9735

AddThis Social Bookmark Button

0 comentários

Postar um comentário