Ato de apoio à Cuba movimenta intervalo de aula na UnB


O embaixador cubano agradeceu a todas as organizações e pessoas que lotaram o Anfiteatro 11 da UnB em apoio à Cuba. Destacou a vitória de Daniel Ortega nas eleições presidenciais da Nicarágua e a importância do fato para a integração da América Latina.
Entre críticas aos Estados Unidos e à política de perseguição a Cuba e a todas as nações que queiram manter relações comerciais com a ilha, Mosquera destacou a necessidade de combater o imperialismo, ''que torna os ricos cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres''.
O gancho político do Ato Solidariedade a Cuba foi a aprovação da Resolução na Assembléia Geral das Nações Unidas, condenando o bloqueio econômico a Cuba, nesta quarta-feira (8), em Nova Iorque (Leia ONU condena bloqueio dos EUA contra Cuba por 183 votos a 4). O ato também defende a Integração da América Latina e a Libertação dos cinco heróis cubanos, prisioneiros nos Estados Unidos.
O embaixador Mosquera destacou a tentativa, depois de 14 anos, dos Estados Unidos tentar justificar o bloqueio econômico, em uma moção alegando a violação dos direitos humanos em Cuba. Mosquera disse que, além do bloqueio, também essa moção foi derrotada na convenção.

Aplausos e poesia

O ato, que começou com a encenação teatral - atores e atrizes percorrendo o longo corredor da Universidade, conhecido como Minhocão -, terminou com aplausos e gritos de ''Viva Fidel'', ''Viva Cuba'' e ''Viva o Brasil'', após as diversas falas de apoio dos representantes das entidade sociais. Apoairam o evento, entre outras enitdades, o MST, Via Campesina, DCE-UnB, UNE, Ubes, UJS, CUT, Central de Movimentos Populares (CMP) e Comitê de Defesa da Revolução Cubana - Internacionalista (CDR-I).
O teatro atraiu atenção de muitas pessoas - servidores, alunos e professores. Ao final da encenação, em um palco improvisado numa mesa de estudo, com uma cadeira servindo de degrau, os vários líderes sociais se revezaram na declamação das estrofes do poema de Bertolt Brecht, cujo coro eram repetido por um grupo de pessoas:

''Considerando que os senhores nos ameaçam
Com fuzis e com canhões
Nós decidimos: de agora em diante
Temeremos mais a miséria que a morte''.


Portal Vermelho

AddThis Social Bookmark Button

0 comentários

Postar um comentário