Dilma Precisa Inverter a Pauta

Por Fernando Augusto*

Os primeiros sete meses do governo da presidente Dilma Rousseff revelam alguns erros políticos. O primeiro é o inegável afastamento de grupos da sociedade que foram importantíssimos para a sua eleição em 2010, como as centrais sindicais.

Várias fontes dão conta de que os sindicalistas questionam o fato de terem menos diálogo e influência em comparação com o que havia no governo Lula. O pacote de apoio à indústria anunciado na terça-feira, 2, teve seu lançamento boicotado pelos representantes dos trabalhadores, que não participaram da sua elaboração.

Dilma precisa saber utilizar a base construída por Lula. Outros movimento sociais, como os relacionados à Cultura, também já demonstram descontentamento, e veem na gestão da ministra Ana de Hollanda um retrocesso.

Até agora o governo ainda não conseguiu ter uma pauta positiva. Outro erro, que ainda pode ser resolvido, é deixar que a oposição (política e midiática) se aproprie da agenda de combate à corrupção.

Sabe-se que o supra-sumo para a mídia desde o governo Lula é conseguir derrubar ministros, servidores. Por isso, a tal “faxina” no Ministério dos Transportes tem ocupado todo o espaço do noticiário político e ocultado os projetos e realizações do governo. A oposição vai continuar procurando um novo “mensalão”.

Outro calo no sapato do governo era o ministro da Defesa, Nelson Jobim. Ao criticar outras ministras e declarar ter votado em Serra ele não deu outra alternativa à Dilma senão demiti-lo. Mas enquanto isso, a pauta continua a mesma: corrupções, demissões, desentendimentos.

*Fernando Augusto é chefe de reportagem do Visão Oeste

AddThis Social Bookmark Button

0 comentários

Postar um comentário