A Fábrica de Dossiês

 Por Valter Pomar*


A campanha de José Serra acusa a campanha de Dilma Rousseff de varias coisas, entre as quais fabricar dossiês contra a oposição. A campanha de Dilma nega, mas mesmo assim a imprensa pró-tucanos repete a acusação tucana, como se fosse verdadeira.

Confesso achar gozado ver o Serra, logo o Serra, acusar alguém de fazer dossiê. Pois todos sabem que o candidato tucano é versado neste tipo de prática, como demonstrou ao destruir a candidatura Roseana Sarney em 2002. Ou quando mandou pesquisar a vida de Aécio Neves, que por sua vez se defendeu da mesma forma.

Deste ponto de vista, ao acusar o PT de produzir dossiês, a campanha Serra está adotando o mecanismo psicológico da transferência: reputa a nós seu próprio comportamento.

Se ficasse só nisto, não teria muita importância. Mas há algo mais por trás desta e de outras acusações! A mensagem subliminar é a seguinte: o PT só se mantém no governo porque apela para expedientes ilegítimos e ilegais.

Acreditar nisto, não aceitar que ganhamos a presidência porque o povo nos apoia, é o primeiro passo para adotar práticas golpistas, ilegais, ilegítimas, contra nosso governo.

Ou seja: o discurso tucano sobre os dossiês, as falas de Índio e Serra sobre narcotráfico, as mensagens falando de terrorismo, cumprem o papel que vai além da mentira eleitoral. Fazem parte da preparação psicológica, de uma parte do povo, para justificar antecipadamente ataques deles contra nós, ataques abaixo da linha da cintura.

Por isso, por mais ridículo que seja, o dossiê é apenas a ponta de um iceberg: a direita não aceita perder e pode fazer coisas desesperadas, até o final do segundo turno.

*Valter Pomar é membro do Diretório Nacional do PT

Fonte Visão Oeste

AddThis Social Bookmark Button

1 comentários

  • evisto  
    8/8/10 5:56 PM

    Amigo eu apoio o companheiro Lula e a companheira Dilma Rousseff que temos que lutar para que ela seja a nossa presidenta.
    As nossas vozes estão juntas para defender e votar na Dilma. Se possível coloque meu endereço no seu blog.
    Abraços

    http://www.imprensabrasileira.com.br/

Postar um comentário