José Serra: O Candidato das Elites

Por Guina

Uma nota foi publicada no Valor Econômico, com o título de "Empresário aprova Lula, mas vota Serra", e mostra uma enquete realizada pelo jornal sobre a preferência dos empresários brasileiros na próxima eleiçõa presidencial:

"Os negócios de todos os 142 empresários e executivos que participaram de enquete feita na terça-feira, durante a entrega do prêmio "Executivo de Valor", cresceram de forma significativa nos últimos oito anos. A maioria, no entanto, pretende votar na oposição na eleição presidencial de outubro. O ex-governador José Serra (PSDB) recebeu 111 votos (78%) e a ex-ministra Dilma Rousseff, 13 votos (9%). A senadora Marina Silva (PV/AC) foi votada por oito entrevistados e o deputado Ciro Gomes (PSB/CE), por um."
 
Em trecho da matéria, republicada no site do Diap vemos o porque:

"Serra, o candidato do PSDB não é o candidato dos empresários apenas por simpatia, mas, sobretudo pelo programa tucano - privatista, que corta despesas com programas sociais. Por estas características, se apresenta, ainda que não queira, como o candidato dos ricos, como o foi em 2002."


Interessante foi ver alguns comentários de leitores sobre a matéria no referido site e acabei por selecionar dois deles, pois são pertinentes e refletem muito do que penso sobre essa enquete:

"Esses Empresários não estão com nada...Cambada de sangue-sugas, estão loucos que o Serra ganhe para voltar a poca vergonha Nacional onde uma minoria goze de todas as regalias e o pobre cada vez mais miseravel. Só que estamos em novos tempos e o povo não é bobo e quer a continuidade de uma vida com mais dignidade, mais educação, mais moradias decentes, mais emprego digno, mais geladeiras cheias, viajar pelo mundo...E isso podemos dizer com orgulho foi o Presidente Lula que abriu esses caminhos a duras penas.... nem divída com o FMI temos desde de seu primeiro mandato vem governando o Brasil como nenhum presidente das elites governou...Basta ver os Prêmios e o reconhecimento do mundo inteiro,com um dos mais importantes Político e Lider do Mundo.. Lula é um ser tão abençoado que teve uma sensibilidade para indicar uma Mulher para ser sua sucessora...Dilma...Dilma..Poderosa..Capaz..Vencedora..Esses Epresários deveriam se render e ajudar assumindo projetos Sociais para que todos tenham seus direitos Respeitados...Se eles não quiserem abrir os olhos azar deles Engoliram o Lula e vam ter que engolir uma mulher pondo ordem na Casa...e viva nós o povo Brasileiro...poque nós PODEMOS..." (Maria Aparecida de Lima)

"Esquecem esses empresários que criticam os tais "gastos públicos", na verdade são gastos para atender justamente os interesses deles mesmos, por meio de financiamentos subsidiados, prazos a perder de vista e por aí a fora!
Os privateiros de plantão estão esfregando as mãos com a possibilidade, em minha opinião, bem remota, dos privateiros da social privataria brasileira (psdb, demos etc) retornarem ao poder.
Não vêem a hora de meter a mão no que ainda resta de estatal e que podem levar de graça e ainda recebendo dinheiro a mais, conforme ocorreu em tempos recentes. Como seria a política de crédito no Brasil, durante a crise gerada pelos tais neoliberais, se não fossem os Bancos Públicos? Para quanto teria subido o preço da gasolina, entre outros, quando o barril de petróleo bateu na casa dos 190 dólares, se a Petrobrás já tivesse em mãos inescrupulosas como as que mantêm os serviços (péssimos) de telefonia, por exemplo? Não gosto muito do governo Lula, entretanto, comparado com os bicos grandes, chega ser angelical. Fora Serra e seus demos!" (Nelson)

Vê-se claramente que José Serra é o candidato preferido das elites porque faz parte da "filsofia" do PSDB, DEM e cia., sempre governarem para uma minoria que detêm o poder econômico no país. Faz parte da biografia de José Serra, esta forma de governar privilegiando quem tem mais em detrimento das classe trabalhadora.

E não podemos deixar cair no esquecimento que, outra pesquisa realizada em dezembro de 2009 pela consultoria MCM em São Paulo (fundada por Maílson da Nóbrega) mostrou que 73% de seus 154 clientes (do mercado financeiro) apoiam Serra como presidente, contra apenas 5% por cento para Dilma.

Resumindo: José Serra não é só o "preferido" dos empresários. Mais também dos banqueiros, latifundiários, dos barões da mídia, dos barões das concessionárias de pedágios...

Enfim, a luta do povão, da classe trabalhadora, estudantes e todos aqueles que sonham com um Brasil mais justo e igualitário é resumida num fato: Dilma, a candidata do povo x José Serra o candidato das elites.

AddThis Social Bookmark Button

1 comentários

  • Anônimo  
    27/5/10 12:21 PM

    Gostaria de repassar o seguinte texto, a real biografia serrista:http://setepalmos.wordpress.com/2010/05/26/a-verdadeira-biografia-de-jose-serra/

    Saudações fraternas

Postar um comentário