Currículo de José Serra

* O currículo de José Serra é algo constangedor para o candidato tucano à presidência e merece uma boa análise.

Veja abaixo o currículo de José Serra:


Aos 18 anos, José Serra ingressou no curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, o qual nunca concluiu.

Com o golpe militar de 1964, ele exilou-se na Bolívia, no Uruguai e, em seguida, no Chile, onde fez o “Curso de economia” da Cepal (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe), de 1965 a 1966, especializando-se em planejamento industrial. Apenas 2 (dois) anos de curso! Quer dizer, não é um curso superior formal.

Depois disso, fez mestrado em Economia pela Universidade do Chile (1968), da qual foi professor entre 1968 e 1973. Em 1974, fez Mestrado e Doutorado em Ciências Econômicas na Universidade Cornell, nos Estados Unidos, sem nunca ter concluído uma faculdade.

Como foi possível isso? No Chile e nos EUA não é exigido curso superior para fazer pós-graduação, o que não é permitido aqui no Brasil.

Além disso, os cursos de pós-graduação que Serra cursou na Cornell não são “strictu senso“ mas “lato senso“ como os fornecidos pela rede privada aqui no Brasil. Em suma: não valem nada em termos acadêmicos.

*Este currículo de José Serra não tem autoria conhecida, está circulando pela internet, mas é uma boa análise sobre a curiosa "vida acadêmica" de José Serra.

AddThis Social Bookmark Button

9 comentários

  • Anônimo  
    10/8/10 1:19 PM

    podi ter certeza que o curriculo dele é bem mais limpo do que a dilma, que usava nomes falsos, matou, roubou e era de uma classe bem mais favorecida do que o serra,
    ela lutou a favor do comunismo coisa q jamais serra lutou,

    quem viveu na epoca comunista jamais vai querer ela de volta.

    um mundo capitalista jamais sera comunista novamente!

    é so pesquisar na net sobre os dois candidatos q vcs veram a diferença, serra fez muito pro nosso pais e dilma nunca fez nada............

  • Anônimo  
    25/8/10 11:43 AM

    O PSDB JOGOU NO LIXO A EDUCAÇÃO, SEGURANÇA PÚBLICA E A SAÚDE NO ESTADO DE SÃO PAULO. VOTEM NO SERRA E TRANSFORME O BRASIL NUM LIXO TAMBÉM!!!

  • Anônimo  
    2/9/10 1:17 PM

    Quem diz que a Dilma lutou a favor do comunismo é bem desinformado mesmo,o Anonimo vc viveu na época da ditadura?Olha aqui na época qualquer um que lutava contra a ditadura era tinha dois nomes
    comunista ou subversivo,então Chico Buarque,Gilberto gil,João gilberto etc.eram comunistas.
    Vai aprender história primeiro e depois posta informação correta ta bom?DILMAAAAAA PREIDENTAAAAAAA E ACABOU.SERRA não vale TAPETÃO

  • Anônimo  
    8/9/10 12:17 AM

    A verdede que o governo tucano está a quase 20 anos em São Paulo e nada mudou, ao contrário só piora a cada dia como: enchentes, estradas ruins e altos pedágios, transporte público lotado, caro e de má qualidade, segurança - alto índice de criminalidade-cracolândia em pleno vale do anhangabaú, desvio de quase 1 bilhão de reais na sabesp - que ninguém divulga, hospitais lotados e longa filas de espera, e na educação uma vergonha, sem base estundantil alguma-isso é um crime, as pessoas saem da escola sem base escolar nenhuma para concorrer as disputadas universidades públicas paulistas-é isso que ele quer formar pessoas que não pensam e olhem a realidade para sempre votar nele.Serra você merecia mesmo ficar exilado em outro pais, por que você e seu partido não são brasileiros, só pensão em voces e em privatizar e vender nosso país para capital estrangeiro

  • Anônimo  
    22/9/10 2:26 PM

    "podi" ter certeza?????????? O cara nem sabe escrever e quer dar opinião política. E mais uma coisa, quando foi a época comunista vivida no Brasil??

  • Anônimo  
    25/9/10 2:44 AM

    ´Nã entendo vocês o presidente é um semi-analfabeto e ninguém fala nad ....

  • Anônimo  
    4/10/10 3:38 PM

    Minha cara que eu saiba as universidades norte-americanas não uilizam a classificação "lato sensu" e "stricto sensu" .Esta é uma tradição típica das universidades brasileiras.
    Aliás se o mestrado e doutorado de Serra não valessem nada ele não teria sido contratado pela Universidade Estadual de Campinas(Unicamp),reconhecidamente uma das melhores do Brasil(E onde Dilma começou seu mestrado).
    Voce pode odiá-lo,mas tem que reconhecer sua relativa importância intelectual...
    Ps Não ache que o cursosde graduação são tão importantes assim,aqui e principamente nos EUA a pós-graduação é mais importante em áreas como Física,Química,Matemática(tanto que nos Eua,os cursos de graduação são chamados de Undergraduate courses).

  • Mauro Morais  
    12/10/10 10:42 PM

    Curso de Economia de dois anos! E o carra fala que tem nível superior.
    UNICAMP? Dúvido! No máximo o cara de "Murrá" foi ouvinte convidado. Olhe lá. Para fim de conversa o tal curriculum extraordinário do serrá não se encontra publicado nem na Plataforma Lattes (lattes.cnpq.br). Procurei e não exite! Será porque?
    DILMA É MUITO MAIS QUALIFICADA!

  • Anônimo  
    25/10/10 1:41 PM

    Vejamos os fatos:
    - A formação de Serra é no exterior: Chile e em 2 anos;
    - o reconhecimento da Cornell veio através de um trabalho sobre política brasileira apresentado pelo seu Prof guia Aníbal Pinto e não foi presencial;
    - "Professor" da Unicamp ele esteve, porque foi indicado politicamente pelo José Aristodemos Pinotti que, por sua vez, foi nomeado reitor da Unicamp por Paulo Maluf;
    A partir daí, façamos as outras deduções...
    Vamos deixar as paixões de lado e estudar mais, minha gente.

Postar um comentário