José Serra e o Fim dos Concursos Públicos

Todo o Brasil sabe que no governo Lula os concursos públicos tiveram inegável aumento de ofertas de vagas e que houve uma enorme valoriazação dos servidores públicos em relação aos salários e condições de trabalho.

O fortalecimento da máquina pública, sucateada no (des) governo de Fernando Henrique Cardoso, interessa a toda sociedade brasileira e é isso que o governo Lula fez e ainda está fazendo ao aumentar a oferta de vagas via concursos públicos.

Isso é evidenciado com a busca cada vez maior dos chamados "concurseiros" pelos cursinhos preparatórios espalhados por todo o país.

Diversas reportagens já foram publicadas na grande mídia e que podem dar uma idéia do porque do interesse dos brasileiros nos concursos públicos terem aumentado no governo Lula.

Porém, o futuro dos concursos públicos está seriamente ameaçado pelas próximas eleições presidencias deste ano.

São dois candidatos que irão polarizar a disputa: Dilma (candidata apoiada por Lula) e José Serra (candidato do PSDB e apoiado pelo ex presidente FHC).

Ora, não podemos nos iludir: o PSDB de José Serra possui na genética partidária a visão de privatizar tudo quanto é empresa pública. Está no DNA do partido e faz parte da visão política do mesmo um estado cada vez menor e de dominio da iniciativa privada.

Em caso de uma catastrófica vitória de José Serra em outubro, os concursos públicos a nível federla praticamente irão sumir do mapa.

O PSDB, na época de FHC já privatizou várias empresas como: Vale do Rio Doce, Embratel, Telebrás, Usiminas , deixando um rastro de prejuízos para o país. Para se ter uma idéia, foram 166 empresas privatizadas entre 1990 e 1999 e 546 mil postos de trabalho extintos diretamente.

E com certeza fazem parte dos planos deles mais privatizações, tirando o sonho de inúmeras pessoas que planejam passar em algum concurso público.

Em São Paulo, tivemos inúmeras privatizações nos governos do PSDB de Mário Covas, Geraldo Alckmin e José Serra.

Se José Serra ganhar para presidente, podem esperar as privatizaçõs do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Correios, Petrobrás e etc.

Se você duvida, saiba que quando FHC era o presidente e José Serra seu ministro do planejamento eles já iniciaram uma tentativa de privatizar o Banco do Brasil e a Caixa Econômica. (clique aqui e veja o documento).

Por isso, você leitor amigo, que com certeza já prestou algum concurso público ou no mínimo possui alguém na família ou conhecido que sonha com a carreira pública, precisa urgentemente conscientizar a todos sobre o grave risco de termos o PSDB de José Serra novamente no poder.

Você concurseiro, que "rala" dia a dia nos cursinhos preparatórios ou estudando em casa nas horas vagas para passar em algum concurso público, precisa ficar atento e também estar ciente que com José Serra a sua chance de ingressar na carreira pública vai ser drasticamente diminuída.

Precisamos espalhar este artigo pela blogosfera, fóruns e via email para que as pessoas que visam a carreira pública via concurso público, saibam do risco de termos novamente os "privateiros" do PSDB de FHC, José Serra e cia. no poder.

AddThis Social Bookmark Button

19 comentários

  • Cyro Silva  
    28/4/10 11:14 AM

    Boa lembrança. Esse pessoal do PSDB não tem a mínima sensibilidade sobre a importância do Serviço Público num país de miseráveis. Graças ao sucateamento promovido pelo malsinado FHC, milhões de pessoas ficaram privadas de atendimento hospitalar e outos serviços essenciais. Até do Colégio Pedro II os inconsequentes quiseram se livrar.

  • Anônimo  
    30/4/10 10:55 PM

    Se o PT não usar isso para atingir Serra durante a camapanha será burrice ou sinal de um acordão!

  • Paulo Roberto  
    14/5/10 1:37 AM

    As eleições de 2010 serão um marco na história do pleito eleitoral no Brasil, querem saber porque? Explico.A população está muito mais informada e sábia, não se tolera mais aquele bate-boca ao qual estávamos acostumados, ninguém quer saber se fulano de tal vai prejudicar o páis dessa forma ou se ciclano vai prejudicar de outra forma. O povo quer saber o que os candidatos já fizeram e o que podem fazer em favor do País. Na era da informação as pessoas não perdem mais tempo em frente ao televisor para ver duas pessoas que "se acham" baterem boca, é simples é só trocar o canal ( tv por assinatura, até pobre tem), ou então navegar na internet e não dar bola para esse tipo de política. Os pricipais temas a serem abordados e preservação ecológica, agricultura e educação o resto é serviço básico, obrigatório à qualquer governo.
    Chega de mediocridade e falta de ética, chega dessa propaganda eleitoral rídicula sem conteúdo, do contrário a democracia não se justifica!

  • Anônimo  
    19/5/10 5:59 PM

    NÃO VOTEM NO JOSÉ SERRA!!! O GOVERNO LULA ESTÁ MIL VEZES MELHOR, SOMOS RECONHECIDOS E RESPEITADOS INTERNACIONALMENTE TEMOS UMA ECONOMIA E UMA MOEDA FORTE AUMENTO DE EMPREGOS E A ELEVAÇÃO DOS MAIS POBRES PARA A CLASSE MÉDIA DEVIDO AOS PROGRAMAS SOCIAIS QUE O GOVERNO LULA CRIOU, JÁ O GOVERNO DE FHC FOI UMA CATÁSTROFE ATRÁS DE CATÁSTROFE, ELE PRIVATIZOU QUASE TODAS AS EMPRESAS PÚBLICAS, QUASE NÃO HAVIA EMPREGOS E OS QUE HAVIAM ERAM INFORMAIS, TÍNHAMOS MUITAS INFLAÇÕES, E OS EMPREGOS NO SETOR PRIVADO VOCÊ NÃO CONSEGUIA PORQUE TINHA QUE SER INDICADO OU SER AMIGO OU PARENTE DE ALGUÉM DE DENTRO, TINHA MUITA CORRUPÇÃO,MUITA MAIS VIOLÊNCIA NAS RUAS, O FHC NÃO FAZIA ACORDOS COMERCIAIS COM NENHUM PAÍS E SÓ PREJUDICAVA O BRASIL NESTA QUESTÃO. O PSDB NÃO PENSA EM NÓS O POVO, ELES PENSAM NO BOLSO DELES. JÁ O JOSÉ SERRA COMO GOVERNADOR DE SÃO PAULO, PRATICAMENTE NÃO FEZ NADA, TODOS OS HOSPITAIS PÚBLICOS ESTÃO SEM PROFISSIONAIS QUALIFICADOS E SEM ATENDIMENTO ADEQUADO PARA NÓS OS MAIS NECESSITADOS, O QUE VOCÊS VÊEM NA TV É PROPAGANDA ENGANOSA, SÓ TEM A FACHADA BONITINHA, MAS DENTRO É DE CHORAR, NÃO SE ENGANEM COM ESSE PARTIDO DE RICOS E MILIONÁRIOS, ELES NÃO PENSAM NO POVÃO!

  • Anônimo  
    5/6/10 11:16 PM

    Bom, desde que soube quem seria apoiado pelo LULA, já estava mais do que decidido a quem seria destinado o meu voto e da minha família... Dilma!
    Mas ontem ouvi comentários a respeito da privatização das empresas e consequentemente o fim dos concursos públicos!
    Gente... isso é um absurdo.. quantas pessoas se preparam estudando há anos para um concurso específico justamente para garantir um futuro promissor e a estabilidade de renda, conquistar um sonho, em busca de seus ideais, por mérito próprio pois para isso dedica-se um tempo, pesquisa-se a respeito e acabam por falta de informação, de propagação desta notícia elegendo um ser humano como esse : SERRA. Pelo amor de Deus, não podemos permitir que isso ocorra! Temos que aproveitar este momento em que os programas de tv interagem com o públiuco através do twitter e quando o entrevistarem perguntarmos a respeito disso ao vivo, enviarmos e-mails para as revistas... e falar para a maior quantidade de pessoas possíveis, familiares,amigos, enviar e-mails, pedir para repassarem como se fosse uma corrente, pode dar cert!O tem que dar certo!
    Dilma.,. vai que vai, a Vitória é sua !

  • Anônimo  
    30/7/10 8:57 PM

    Notícia forçada e de cunho eleitoreiro. Pensem uma coisa, se não fizerem concurso público eles iriam contratar como? rsrsrs. Isto ta parecendo a tentativa patética nas eleições de 2002, onde ficaram falando que o Lula acabaria com a iniciativa privada. Detalhe, vou votar na Dilma, mais vou votar pelos planos governamentais q ela apresenta e não pq é "filha" do Lula ou pq ela é a favor de concurso público. Pessoal da tribuna petista, vamos valorizar a inteligencia dos leitores. Vamos valorizar o q será feito e não fazer terror. Vamos ter orgulho em votar na Dilma e não votar nela por medo de outro candidato, pois para mim fazer isto seria como se a candidata Dilma assinasse "Eu sou medíocre e para vencer preciso que todo mundo tenham medo do Serra". Já vimos isto acontecer em 2002 e eles foram patéticos.

  • Guina  
    31/7/10 11:57 AM

    Caro anônimo acima:

    O texto não diz que José Serra(se eleito) acabaria com todos os concursos públicos.
    Lógico que isso é impossível.

    Mas o alerta é para uma coisa lógica: se o PSDB é claramente a favor das privatizações, empresas como o BB, a CEF e os Correios, podem sim serem privatizadas, diminuindo assim drasticamente o número de vagas oferecidas aos concurseiros a nível federal.

    Isso é fato, pois aqui em São Paulo aconteceu e também no (des)governo FHC.

    Não é "terror" é conscientização sobre o risco de termos os "privateiros" do PSDB novamente no poder.

    Guina - Editor do Tribuna Petista

  • Renata  
    18/8/10 3:02 AM

    Sinceramente, é lamentável fazer uma pesquisa na internet sobre concursos públicos e ser obrigada a me deparar com uma notícia dessas, digo isso, porque sou advogada e "concurseira" e naõ é bem assim que as coisas funcionam, para quem como eu, estuda, sabe que concursos públicos não são uma obra do governo petista, eles são um imperativo, porque sua obrigatoriedade e regulamentação estão inseridos na nossa costituição federal que afirma em seu art. 37, inciso II que a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público, logo para preencher essa vagas, seja qual for o Presidente, será necessária a realização de concursos públicos.
    Além disso, é importante frisar que essa tentativa sem medidas de afirmar que o governo Serra ou do PSDB irá acabar com os concursos, além de medíocre, é falaciosa, antes de fazer isso, porque os petistas não se referem ao aumento exagerado dos cargos em comissão providos durante o governo LULA que chegam hoje a quase 22 mil, contra 18 mil do governo de FHC,um aumento de 40%? Para quem não sabe, os cargos em comissão, são providos sem CONCURSOS PÚBLICOS para vagas na Administração que poderiam ser preenchidos pelo caráter meritório, ou seja, pelos concursos e não pelo "COMPANHEIRISMO" e pela "camaradagem" de quem indica... tão pregados por nosso comandante maior...Isso sim é um absurso, pois é algo que fere o funcionamento da Administração Pública, transformando-a em "cabide de empregos".
    Ah,não custa nada lembrar que quem acabou ou desmontou o Estado foi outro Fernando, o Collor de Melo, que prejudicou a Administração Pública e que hoje, ressalte-se, apoia a candidata petista...engraçado, não é? Não, é PATÉTICO!!! Numa situação destas lembramos o ex-presidente americano Lindon Johnson: “Há um IDIOTA no poder, mas os que o elegeram estão bem representados”.
    Vamos debater ideias e soluções para o nosso País, porque tentativas de terrorismo baratas, com notícias sem substância como essas, ligam o nada a lugar algum e não engrandecem o processo eleitoral, a democracia e o futuro do nosso Estado, que deve sim ser visto como um indutor do desenvolvimento, mas não dessa forma.
    Atenciosamente
    Renata Corrêa

  • Guina  
    18/8/10 7:18 PM

    @ Renata Correa

    Sou estudante de Direito e sei muito bem o que você quer dizer sobre o art. 37 da CF.

    Só que você talvez analisou mal o post, pois o mesmo NÃO AFIRMA que os concursos públicos com uma inesperada vitória de José Serra irão acabar.Lógico que não.

    O post chama atenção para o fato da visão e programa político do PSDB estar voltado para a diminuição do Estado (via privatizações, com certeza).

    É questão de lógica, prezada Renata.

    Se o PSDB possui essa visão de diminuição do Estado é óbvio que com uma eventual e inesperada vitória de Serra, empresas como os Correios, CEF, BB dentre outras serão privatizadas.

    E com isso diminuirá e muito as vagas a nível federal via concursos públicos.

    Isso não é politicagem.

    É questão de lógica.

    Em breve estarei publicando mais um post relacionado a este tema, pois com certeza é importante sim alertar os interessados(no caso, os concurseiros), que José Serra é um risco sim para quem deseja ingressar na carreira pública.

    Foi assim com FHC no Brasil, Covas, Alckmin e Serra em São Paulo e será assim sempre.

    Os caras são adeptos às privatizações.

    Isso é fato e não se discute.

    Saudações,
    Guina
    Editor do Tribuna Petista

  • Anônimo  
    10/9/10 10:16 PM

    O povo brasileiro esclarecido sabe qual é o programa de governo do PSDB> é SÓ abrir o estatuto do partido.Não é social democracia pois tem a visão do mercado que deve governar.O estado deve ter a mínima participação na economia.Lamento que seja assim!

  • Anônimo  
    13/9/10 9:19 AM

    O PT TEM QUER USAR ESSAS INFORMAÇÕES PARA DESMASCARAR ESSES TUCANOS VAGABUNDOS!

    QUEREM PRIVATIZAR PARA COLOCAR NESSAS NESSAS EMPRESAS APENAS GENTE DA FAMÍLIA DELES!

  • jorge luis mendes  
    19/9/10 12:24 PM

    O mesmo acontecerá se Geraldo Alckmin ganhar em São Paulo,veja o seu programa de desestatização começado em 1997 entre privatizações,concessões,transferências e outros gêneros chega a 42 arrecadando 79 Bi(Só o Banco Santander em 1 trimestre teve lucro de quase 2 Bi(Pagaram 7 Bi),ou seja, em um ano recuperam o Investimento do valor pago pelo BANESPA.
    Saindo do Mérito dos Concursos ,vejam Quanto Dinheiro deixou de entrar para o Estado que poderiam usar para pagar dívidas do Estado e os Impostos pagos por nós investir em Educação,Saúde,Segurança enfim Melhorias para o estado de São Paulo.
    Veja o quanto foi desestatizado só no Estado de São Paulohttp://geraldoalckminpsdb.blogspot.com/2010/09/privatizacoes-em-sp-psdb-de-alckmin-e.html
    recomendo que você de qualquer estado não Vote no PSDB e seus aliados,principalmente em SP,pois ainda tem a SABESP para eles privatizarem,dimunuindo a qualidade no atendimento para a população e aumentando o preço das tarifas públicas.
    Também fiquem espertos com as terceirizações ,pois quando eles não privatizam,eles terceirizam os serviços para favorecer empresas apoiantes de sua campanha e com isso extinguindo vários cargos que poderiam entrar em disputa em eventuais concursos públicos,se souberem disso denunciem ao Ministério público do Trabalho.

  • Anônimo  
    26/9/10 8:14 AM

    Doa a quem doer, mas o post é a mais pura verdade. Alías é até cómico concurseiro ou servidor público votar no Serra.

  • Unknown  
    12/10/10 2:21 PM

    Concurso público no Brasil virou meio de vida, meio de ganhar dinheiro com as inscrições que milhões de brasileiros pagam na esperança de passar, quando passam não conseguem suas vagas.

  • Anônimo  
    12/10/10 11:14 PM

    Caro anônimo acima:

    Em nenhum momento foi dito que o SERRA iria ACABAR COM CONCURSO PÚBLICOS, mas sim diminuir sua importância e contratações. Basta o senhor prestar a atenção nos concursos públicos dos Estados em que o PSDB governa.
    LEMBRANDO: ESTAMOS HÁ DOIS ANOS SEM CONCURSOS PÚBLICO PARA DELEGADO DE POLÍCIA EM SP E VÁRIAS DELEGACIAS FECHAM A NOITE POR FALTA DE EQUIPE (Investigador, Escrivão e Delegado).

    SE INFORME ANÔNIMO PSDB'ISTA!!!

  • Anônimo  
    12/10/10 11:15 PM

    POLÍCIA CIVIL DE SP: PIOR SALÁRIO DO BRASIL.

  • Marcos TB  
    17/10/10 4:35 PM

    Caros compatriotas, sabemos que existem várias linhas ideológicas na política que são a esquerda, a direita e os partidos de centro. Existem também modelos econômicos diferentes, como o socialismo, o capitalismo, o comunismo (que muitos, até hoje, acreditam comerem criancinhas...), também o feudalismo e etc, etc... No nosso caso de decisão por um modelo que vai dar rumos à nação, neoliberalismo nunca. Prefiro esse modelo atual com ascenssão social, maior poder de compra, estabilidade econômica e tantos outros benefícios que todos os brasileiros vêm tendo direito nos últimos anos. Esse conflito que marca o cenário eleitoral é puramente "IDEOLÓGICO", vamos votar na melhor concepção política e administrativa para nossa nação. Poderemos escolher os capitalistas neoliberais com uma política de enfraquecimento do estado e da soberania, que traz como resultado a podridão, o fracasso econômico, a miséria e o fortalecimento do agronegócio e seus transgênicos (OBSERVE A REGIÃO ONDE O SERRA FOI MAIS BEM VOTADO); ou um socialismo que respeita valores e dá mais certeza ao país que é possível sim crescer e a população também crescer junto, não uma minoria de burgueses empresários.

  • Anônimo  
    21/10/10 12:29 AM

    Amigos, do que adianta realzar 10.000 concursos públicos, se estes servem somente para captar o dinheiro do cidadão? Os concursos são em sua maioria manipulados e fraudados, que o diga a Polícia Federal. O Governo LULA é passivo a tudo isso. Pesquisem sobre a Demanda de ações judiciais referente aos concursos públicos. O MP, aqui de PELOTAS, está ficando louco com tantas ações, principalmente contra a Universidade Federal de Pelotas - UFPEL. É um absurdo o que fizeram aqui com os concursados, ninguém respeita mais o TCU, MPT, MP e Ministério do Planejamento. VIROU...BAGUNÇA

  • Anônimo  
    24/10/10 4:01 PM

    O serviço publico no pais está de pessima qualidade, tem alguns que acham que por terem passado no concurso não precisam respeitar mais o estado. O que fazer para melhorar o serviço publico? quem não dá valor, não faz um trabalho honesto, merece o que? infelizmente tem muita gente boa, mas no numero de pessoas desonestas está crescendo e do jeito que vai, vai piorar.
    Qualidade no serviço publico não se faz só com salarios, mas com pessoas honestas e trabalhadoras.

Postar um comentário