Economia:Vendas no Varejo Crescem 3,8% em Fevereiro

Se incluídos veículos e motos, partes e peças, e material de construção, alta ante mesmo mês de 2008 é de 1,6%


Fonte: Agência Estado


SÃO PAULO - O índice de vendas no varejo, medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), subiu 3,8% em fevereiro na comparação com o mesmo mês de 2008. Em relação a janeiro deste ano, o crescimento foi de 1,5%. O resultado ficou dentro da previsão de analistas consultados pela Agência Estado.


O segmento de hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que tem o maior peso (cerca de 30%) na pesquisa do IBGE, registrou aumento de 5,6% nas vendas em fevereiro ante igual mês do ano anterior, respondendo por mais de 70%, ou 2,8 ponto porcentual, da expansão das vendas totais do varejo no período (3,8%). Ante janeiro de 2009, as vendas do segmento cresceram 2,9%.

Segundo o técnico da coordenação de serviços e comércio do instituto, Reinaldo Pereira, as vendas dos supermercados continuam sendo beneficiadas pelo aumento da massa salarial e, ainda, pela queda nos preços de alguns produtos alimentícios.

Na comparação com janeiro, houve queda nas vendas em fevereiro, ante mês anterior, em tecidos, vestuário e calçados (-1,1%), móveis e eletrodomésticos (-1,2%) e livros, jornais, revistas e papelaria (-9,1%).

Nesta mesma comparação, houve expansão em combustíveis e lubrificantes (2,7%), hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (2,9%), artigos farmacêuticos (1,9%), equipamentos de escritório e informática (4,0%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (4,3%, inclui lojas de departamento).

Na comparação com fevereiro do ano passado, os destaques de crescimento nas vendas ficaram com artigos farmacêuticos (12,0%), equipamentos de escritório e informática (11,3%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (10,5%).

AddThis Social Bookmark Button

0 comentários

Postar um comentário