Não Haverá Recessão no Brasil

As vendas no comércio reagem em janeiro. Apesar da queda se comparada com a primeira quinzena de fevereiro de 2008, a balança comercial na primeira quinzena deste mês cresceu em relação ao mês passado.

Já se pode estimar que faremos um superávit comercial de pelo menos US$ 14 bilhões e que a economia crescerá. Não haverá recessão, mas nada de baixar a guarda. A luta é para crescer mais que o 1,5% / 1,8% das previsões, e chegar aos 3%, o que é perfeitamente possível.

Para tanto dependemos, entre outras medidas, além da redução dos juros (leia nota abaixo) - mesmo que de forma paulatina, mas desde que seja contínua - que o governo continue firme na decisão de apoiar e sustentar a expansão da construção civil viabilizando um programa de 500 mil casas populares, o que parece certo. Há outro meio milhão programado para ser construído em 2010.

Este ambicioso programa habitacional está confirmado até pela decisão do presidente Lula, que autorizou o Banco do Brasil (BB) a financiar casas populares, numa complementaridade ao trabalho da Caixa Econômica Federal (CEF).


AddThis Social Bookmark Button

1 comentários

Postar um comentário