A SANTA CRISE DOS EUA

Estamos na Semana Santa, conforme o calendário da Igreja Católica. A Semana Santa é uma data muito importante para os católicos, que relembram todo o calvário por que passou Cristo, até ser crucificado na cruz.

No Domingo de Páscoa celebra-se a ressurreição de Cristo. É uma semana com forte apelo para refletir e analisar os acontecimentos no mundo. Não acredito que os acontecimentos, bons e ruins, sejam meros acasos.

Acredito que toda ação tem uma conseqüência, boa ou ruim. Acredito às vezes na justiça dos homens, mas tenho sempre certeza de que a justiça divina é incorruptível, implacável e infalível. Os EUA estão amargando uma crise financeira que já está sendo comparada com a de 1929, que promoveu em todo o mundo desemprego, pobreza,miséria, falências, desespero. Os EUA somente se recuperaram após a IIGrande Guerra (ou graças a ela?).

Os EUA estão usando o dinheiro dos contribuintes norte-americanos há quase dois séculos para promover guerras, inclusive uma Guerra Civil intestina. Agora, a guerra contra o Iraque já dura cinco anos. Foi também o dinheiro dos contribuintes norte-americanos que financiou ditaduras na AL: no Brasil, Chile, Argentina, Uruguai, Panamá, Paraguai, Guatemala, Nicarágua, Colômbia e Cuba.

Qual foi o custo financeiro disso? Trilhões, quatrilhões de dólares? Se esse dinheiro tivesse sido usado para construir ao invés de destruir, matar, será que os EUA estariam passando por essa crise financeira? Os EUA, no governo Bush, são os maiores contribuintes para o aquecimento global, não assinaram o Protocolo de Kyoto e não querem nem ouvir falar em contribuir para um mundo menos poluído e menos devastado. O dinheiro, o capital, a exploração da riqueza natural dos outros países é só o que importa.

O governo Bush, para justificar a guerra do Iraque, mentiu, inventou, enganou, pois o que ele queria era o petróleo dos iraquianos. Quando os EUA vão perceber, vão compreender que o mundo é habitado por pessoas cujos pensamentos, idéias, vontades, ideologias, são diferentes do capitalismo selvagem que eles pregam e impõem? Bush não vai responder pelos seus crimes na Corte Internacional de Haia. Deveria, mas não vai.

Já os EUA serão castigados pela ganância desmedida, pela vontade de possuir as riquezas que não lhes pertencem, pelas mortes e destruição do planeta. Talvez por sucessivas crises financeiras...


Por Jussara Seixas - POR UM NOVO BRASIL

AddThis Social Bookmark Button

0 comentários

Postar um comentário