Jornais argentinos destacam vitórias de Lula no Congresso

A eleição de aliados para presidir o Senado e a Câmara dos Deputados foi decisiva para o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na avaliação do diário argentino "La Nación", nesta sexta-feira (2).

"Eles serão os encarregados de decidir a sorte de grande parte dos projetos do governo, entre eles seu Programa de Aceleração do Crescimento, um de seus pilares para este segundo mandato", afirma a reportagem.

O jornal observa que o posto de presidente da Câmara, para o qual foi eleito o deputado Arlindo Chinaglia, do PT, é "de grande importância", já que é o segundo na linha sucessória do presidente, após o vice-presidente.

"Além disso, o chefe da Câmara dos Deputados tem o poder de definir os temas que devem ser votados; por isso se converte em uma figura-chave para o avanço dos projetos do governo. Também é quem aceita ou rechaça eventuais pedidos de impeachment do chefe de Estado", relata o jornal.

O diário comenta ainda que "Lula deu ontem outro passo importante em sua tentativa de reforçar a influência sobre o Poder Legislativo", com a reeleição fácil de Renan Calheiros, do PMDB, para a presidência do Senado.

Outro jornal argentino, o "Clarín", relata que o governo possui ampla maioria no novo Congresso, que assumiu na véspera, deixando livre o caminho para a aprovação do PAC.

"A coalizão do PT com o PMDB e outros dez partidos menores garante a Lula uma folgada maioria parlamentar", diz o diário, observando que analistas consideram que isso "assegura um segundo mandato politicamente tranqüilo, pelo menos até 2008, quando começar novamente a esquentar o tema da eleição presidencial de 2010".

Fonte: www.pt.org.br

AddThis Social Bookmark Button

0 comentários

Postar um comentário