Irresponsabilidade de Bush Ameaça o Mundo

O segundo relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas divulgado ontem em Paris é assustador e prevê, entre outras coisas, que o Pólo Norte pode desaparecer até 2010, como conseqüência do aumento do aquecimento global. O grupo, criado pela ONU e pela Organização Meteorológica Mundial em 1988, que reúne atualmente 2.500 cientistas de mais de 130 países, prevê mais chuvas fortes, derretimento de geleiras, secas e ondas de calor. Segundo o documento, nas próximas duas décadas, a temperatura aumentará 0,2 º C por década devido ao efeito estufa acumulado, e também será inevitável que o aumento continue ao ritmo de 0,1 º C por década, ainda que o nível de emissão de poluentes seja contido e se equipare ao nível de 2000. A temperatura da Terra aumentará entre 1,8 º C e 4 º C até o fim do século. O mais grave é que o relatório culpa a ação dos homens e dos governos por essa situação.

Diante dessas previsões, os cientistas esperam que a comunidade internacional apresente uma resposta vigorosa e unida que implique na continuidade do Protocolo de Kyoto, destinado a reduzir as emissões de dióxido de carbono, cuja primeira fase expira em 2012. No entanto, este protocolo ainda não foi ratificado pelos Estados Unidos, maior poluidor mundial.

Com a palavra, Mr. George Bush.

Já o Brasil, segundo a ministra Marina Silva, está fazendo a sua parte: uma redução de 52% do desmatamento, o que significou uma redução de 128 milhões de toneladas de CO2 nos últimos dois anos. Isso representa uma redução de 15% de tudo que teria de ser diminuído pelos países ricos no mesmo período.
Confira a íntegra do relatório, em inglês.

Fonte: Blog do Zé Dirceu

AddThis Social Bookmark Button

0 comentários

Postar um comentário