Governo Lula criou quase 5 milhões de postos formais de trabalho

O Brasil gerou 32.579 empregos formais em novembro, número bem superior ao verificado no mesmo mês do ano passado (13.831 postos). Desde o início do primeiro governo Lula (janeiro de 2003), já foram gerados 4.968.869 postos com carteira assinada.

Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e foram divulgados ontem pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. As informações consolidadas de novembro mostram que, nos últimos 11 meses, foram criados 1.546.179 postos de trabalho - aumento de 5,93% na comparação com igual período do ano passado.

Na avaliação do deputado Vicentinho (PT-SP), os números são "um bom sinal" e revelam a política "vitoriosa" do governo Lula. "Os dados são um bom sinal e mostram que melhoramos em comparação ao ano passado. Neste final de ano as vendas aumentaram e, em função disso, também cresceu o número de empregos temporários. A nossa expectativa é de que esses empregos se consolidem para o próximo ano, porque significará efetivamente a consolidação da política de emprego implementada pelo governo Lula", disse o petista.

Para o deputado Tarcísio Zimmermann (PT-RS), o resultado é positivo, mas é preciso "um crescimento mais acelerado" para a geração de mais empregos, com salários melhores. "Pela primeira vez depois de muitos anos conseguimos um saldo positivo de empregos, o que é muito positivo. Mas, na verdade a absoluta maioria desses empregos são na faixa de até dois salários mínimos, que é o resultado de anos de política de precarização do trabalho. Precisamos agora de um período mais longo de crescimento e mais acelerado, para que possamos começar a ter salários melhores para a classe trabalhadora do nosso país", ressaltou Zimmermann.

O ministro do Trabalho acrescentou que a expectativa para o mês de dezembro é a de que se repita o desempenho do mesmo mês do ano passado. Historicamente, o último mês do ano é de ajuste, por já incluir as demissões no período posterior às férias.

Fonte: Informes

AddThis Social Bookmark Button

0 comentários

Postar um comentário