Valter Pomar envia carta à Folha com esclarecimentos sobre matéria

O secretário nacional de Assuntos Institucionais do PT, Valter Pomar, enviou uma carta à Folha de S.Paulo em que faz alguns esclarecimentos sobre reportagem publicada nesta sexta-feira (24).

Confira a carta:

Democracia e comunicação

A Folha de S. Paulo publicou, nesta sexta-feira 24 de junho, matéria intitulada "PT quer "critério político" para propaganda". A respeito do que é dito ali, gostaria de fazer os seguintes comentários:

1. O tema da democratização da comunicação social faz parte da agenda política do país, não apenas da agenda política do PT.

2. O tema da democratização da comunicação social está na agenda do PT há muito tempo. A novidade é que o comportamento de parte da mídia, em 2006, foi tão escandaloso que parcela expressiva da sociedade percebeu que é preciso discutir urgentemente o assunto.

3. O tema da democratização da comunicação social é muito mais amplo do que uma discussão sobre o destino das verbas publicitárias. Infelizmente, a matéria da Folha passa a impressão contrária.

4. Todas as decisões de governo são, por definição, decisões políticas. Isso é particularmente válido quando estamos tratando de publicidade de instituições públicas. Atribuir ao PT a intenção de adotar "critérios políticos", como se os demais partidos adotassem critérios exclusivamente técnicos, é algo sem sentido.

5. As decisões sobre publicidade devem levar em conta critérios técnicos. Mas não se deve confundir "critérios técnicos" com "critérios de mercado". E, no caso, a técnica deve estar subordinada à política, no sentido nobre desta palavra. A pergunta política de fundo é a seguinte: queremos uma comunicação democrática ou monopolista?

6. Finalmente, como já foi dito, o tema da comunicação está na pauta do PT há muito tempo. Mas isso não quer dizer que ele vá ser abordado na resolução desta reunião do Diretório Nacional do PT.

Valter Pomar

Integrante da Executiva Nacional do PT
www.pt.org.br

AddThis Social Bookmark Button

0 comentários

Postar um comentário