Vox Populi e Ibope confirma Lula na frente

Pesquisa mostra que Lula atingiu 57% dos votos válidos contra 43% de Alckmin — uma diferença de 14 pontos

Uma nova pesquisa eleitoral divulgada ontem pelo Ibope mostra que o Presidente Lula , candidato à reeleição , manteve a dianteira na preferência do eleitorado em comparação ao candidato da coligação PSDB-PFL, Geraldo Alckmin. Segundo o instituto, Lula atingiu 57% dos votos válidos, enquanto Alckmin atingiu 43%. O tucano está 14 pontos percentuais atrás de Lula. A pesquisa divulgada pelo Jornal Nacional, da TV Globo, foi realizada nos dias 10 e 11 de outubro e foram ouvidas 3.010 pessoas em todos os estados — o número de registro no TSE é 2.1883.
Na mesma pesquisa, considerando os votos totais, incluindo nulos e brancos, o presidente fica 12 pontos percentuais à frente de Alckmin. Por este critério, Lula aparece com 52% e o tucano com 40%. Os votos nulos e brancos somam 4% e os indecisos registram outros 4%. Considerando a margem de erro da pesquisa do Ibope, a diferença entre os dois fica em 10 pontos percentuais dos votos válidos, admitindo-se o nível mais baixo de Lula e o mais elevado de Alckmin. Isso significa que, na pior das hipóteses para o petista e na melhor das situações para o tucano, a diferença é de cerca de 10 milhões de votos pró-Lula. A primeira pesquisa do Ibope no segundo turno veio a público quatro dias após o debate da TV Bandeirantes.

Datafolha

A pesquisa do Ibope confirma a do Instituto Datafolha divulga na quarta-feira, que mostrou uma vantagem de 11 pontos percentuais do petista sobre o tucano. O levantamento mostrou uma queda na preferência por Alckmin em todas as regiões, inclusive em São Paulo, onde o tucano tinha vencido o presidente Lula com mais de 4 milhões de votos e perdeu, segundo o Datafolha, dois pontos percentuais. O levantamento do Datafolha foi feito depois do primeiro debate entre Lula e Alckmin, na TV Bandeirantes, na última segunda-feira, quando os tucanos comemoraram vitória.

Vox Populi

Na pesquisa divulgada ontem pelo Instituto Vox Populi, o presidente Lula está 10 pontos à frente de seu opositor Geraldo Alckmin. Lula tem 55% dos votos válidos, enquanto Alckmin tem 45%. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais. O levantamento, realizado nos dias 9 e 10 deste mês e encomendado pela revista Carta Capital , ouviu 2.000 eleitores em todo o Brasil, exceto nos estados do Amapá e de Roraima e foi registrado no TSE com o número 22.004 /2006. Esta é a menor performance do presidente nas três pesquisas, registrando 10 pontos de vantagem sobre o candidato da oposição.

Candidatos

Lula votos totais* - 52% votos válidos** - 57%
Alckmin votos totais* - 40% votos válidos** - 43%

Transcrito de: Amigos do Presidente

AddThis Social Bookmark Button

0 comentários

Postar um comentário