Lula sai como favorito na votação de 29 de outubro

Por Bernardo Joffily

O segundo turno costuma ser descrito pelos analistas como ''uma outra eleição''. Até este domingo, o candidato do bloco PDSB-PFL, Geraldo Alckmin, não cessava de recordá-lo. Agora, embalado pela linha ascendente dos seus votos no domingo, mudou o discurso, mas seja qual for o ponto de vista, Lula saiu do 1º de outubro como o favorito para o 29 de outubro.

É certo que faltaram ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva os 1.226.050 votos -- 1,06% do eleitorado, ou 1,39% dos votos válidos -- para se eleger no primeiro turno (no momento em que este artigo é escrito, falta apurar ainda alguns votos residuais na RegiãoNorte). Mas a sua vantagem sobre o tucano neste domingo foi de 6.693.847 votos.


''Vamos participar dos debates''

Um dos poucos consensos nas análises eleitorais em curso é sobre os motivos dessa defasagem que provocou o segundo turno: o caso do Dossiê Serra, com toda a exploração que o bloco conservador-midiático fez dele; e a ausência de Lula no debate da Rede Globo na quinta-feira passada.
No segundo turno, comenta-se que o presidente irá sim aos debates, já que não haverá mais três contra a um no ringue. ''Agora vamos participar de muitos debates, porque não serão debates desiguais, de três candidatos contra um'', disse ele na manhã desta segunda-feira (2).
Agora será entre Lula e Alckmin. E o presidente se considera preparado sob todos os aspectos para sair-se vencedor nas confrontações.
Vale comparar os números do domingo com os da vitória de Lula em 2002. No primeiro turno, ele teve 39.436.099 dos votos, agora foram 46.662.015. Chegou a 46,4% dos votos válidos, agora foram 48,6%. Ficou devendo 3.020.909 votos para vencer no primeiro turno, desta vez foram 1.226.050.

Mais em:
http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=8263

"Tudo bem que esperávamos derrotar esta turma de golpistas no 1º turno, mais o que me chamou a atenção foi o cinismo e a costumeira canalhice da imprensa. Lula ficou com quase 7 milhões de votos na frente do Alckmin e os Jornais publicaram matérias como se Alckmin tivesse ganho a eleição. Parece que a mídia ficou mais empolgada que a própia oposição!
É claro que o PT e Lula tem que ficar atentos e trabalhar com afinco para corrigir erros, e estar preparados contra os ataques da Mídia Corrupta. Mas quem tem que correr atrás é o Chuchu. Tenho certeza que Lula vai ampliar a vantagem no 2º turno."

Guina

AddThis Social Bookmark Button

0 comentários

Postar um comentário