Lula é Reeleito Com Recorde de Votos!

BRASÍLIA - Eram 19h30 deste domingo, quando o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Marco Aurélio de Melo, proclamou o resultado, confirmando a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Doze minutos antes, com quase 90% dos votos totalizados, Lula havia alcançado uma vantagem de 19.835.142 votos sobre o adversário Geraldo Alckmin, do PSDB. Mas restavam apenas 16 milhões e 75 mil votos de um universo de 125 milhões para serem contabilizados. Não havia mais possibilidade matemática de alteração do vencedor. “Os votos que ainda faltam para serem totalizados não cobrem a diferença entre o primeiro e segundo colocados, o que implica dizer que o presidente Lula está reeleito”, anunciou o presidente do TSE, surpreso com a velocidade da apuração, que antecipou em 2h30 as previsões mais otimistas.

A vitória foi incontestável. Com mais de 58 milhões 295 mil votos. A terceira maior votação de um candidato a presidente na história da democracia. Perdendo apenas para os dois que disputaram as eleições norte-americanas de 2004 (George W. Bush teve mais de 62 milhões e John Kerry mais de 59 milhões). Além disso, a diferença para o desafiante tucano Geraldo Alckmin ficou acima de 20 milhões de votos. Com percentuais de sufrágios válidos equivalentes aos da eleição anterior: 60,83% nesta e 61,27% na disputa de 2002 contra o tucano José Serra. Isso, com toda a fadiga de 4 anos de governo e muitos escândalos para administrar. Lula venceu Alckmin em 20 estados. O tucano só conseguiu superar o presidente nos três estados da Região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), em São Paulo, no Mato Grosso, no Mato Grosso do Sul e em Roraima, onde teve o melhor desempenho proporcional.

No Nordeste, o presidente abriu uma vantagem acima de 13 milhões de votos, obtendo mais de 77%, contra 23% de Alckmin. Em estados como Amazonas e Maranhão, Lula teve cerca de 85% dos votos válidos. Mesmo nos estados onde perdeu para o candidato tucano, Lula conseguiu reduzir a diferença do primeiro turno (virou em Goiás, Rondônia, Acre e no Distrito Federal). Com isso, Alckmin teve 2,4 milhões de votos a menos que a votação obtida por ele no primeiro turno. “A diferença maior de votos resulta em legitimidade para o candidato eleito”, reconheceu o presidente do TSE, observando que a vontade dos eleitores deve prevalecer, tem em vista que todo poder emana do povo e é transferido aos seus representantes. “O povo brasileiro quis a reeleição do presidente da República”, constatou Marco Aurélio.

Agencia Carta Maior

AddThis Social Bookmark Button

0 comentários

Postar um comentário