O último ato

Finalmente, como eu vinha vaticinando desde o ano passado, a venezuelização brasileira atingiu seu ápice: pesquisas de intenção de voto para presidente da República foram fraudadas. As últimas pesquisas divulgadas nesta semana comprovam isso. O instituto Sensus divulgou a sua última pesquisa em parceria com a Confederação Nacional dos Transportes (CNT). Em seguida, com diferença de 24 horas, foram divulgadas as sondagens do Ibope e do Datafolha. Como previ, o Datafolha convergiu para o Ibope. No Sensus, a diferença entre Lula e a soma de seus adversários foi de 15 pontos percentuais. No Ibope e no Datafolha, foi de 5 p. p. Quem está certo?

A oposição midiática faz, agora, suas duas últimas apostas. Como previ dezenas de vezes, espera gerar um "efeito manada" que leve o eleitorado a votar contra Lula achando que essa é a tendência. A mídia e a oposição apostam que o brasileiro é estúpido e sem personalidade e que, por isso, quer votar em quem vai ganhar. A segunda aposta da conspiração tucano-pefelê-midiática é no debate desta quinta-feira na Globo. Esperam que os ataques combinados dos três principais adversários de Lula o façam perder pontos e que, também, ele "escorregue" no nervosismo diante dos insultos que receberá.

Não vai funcionar. Esse processo aconteceu idêntico na Venezuela. A mídia fez inclusive mais do que a nossa. Os insultos eram mais pesados. As empresas demitiam quem descobrissem que era eleitor do presidente Hugo Chávez. A oposição causava embates nas ruas, inclusive embates armados, e a mídia imputava esses embates ao governo. E, como se não bastasse, tentaram dar um golpe de Estado.

Se nem assim a venezuelização funcionou, no Brasil, onde temos um presidente muito mais ponderado do que Chávez, uma ordem institucional mais sólida, em resumo, uma democracia mais madura do que a venezuelana, não será através de venezuelização que as elites retomarão o poder. O povo não acredita na mídia. Esse factóide do dossiê a dez dias das eleições não convenceu e não convencerá ninguém. Podem repetir a história toda de novo a cada novo telejornal, podem martelar incessantemente nas primeiras páginas dos jornais impressos e das revistas semanais que não dará certo.

Tudo o que aconteceu no Brasil no último um ano e meio, meus amigos, obedeceu a um script. Os autores da "peça" acham que um "espetáculo" que foi um fracasso de público na Venezuela e na Bolívia poderá ser um sucesso no Brasil. Os nossos golpistas acreditam-se mais espertos que os dos países vizinhos. Quebrarão a cara. Domingo, vocês comparem o resultado das urnas com os das pesquisas e constatarão que o Brasil foi submetido a um processo de venezuelização que terá fracassado miseravelmente, como eu sempre disse que aconteceria.

Transcrito de: Cidadania.Com

AddThis Social Bookmark Button

0 comentários

Postar um comentário