Depois de sete anos, governo Chávez mantém boa avaliação

Depois de sete anos no poder, a administração do presidente Hugo Chávez continua gozando das preferências dos venezuelanos, de acordo com os resultados de um levantamento de opinião pública realizado pelo Instituto Venezuelano de Análise de Dados (Ivad) no mês de março de 2006.
Para 83,1 % das pessoas, o desempenho do presidente é avaliado em termos favoráveis da seguinte maneira: 22,9 % o qualifica de regular para bom; 41,8 % considera bom; e 18,4 % assinala que é excelente. De acordo com o levantamento realizado entre 14 e 17 de março, com 1.200 pessoas de Caracas, mais nove capitais de estado e outras cidades menores, apenas 5,7 % das pessoas estimam que o desempenho de Chávez à frente da presidência vai de regular a mau, 5,5 % crêem que é mau e 4,6 % qualificam de modo irrevogável de péssimo. A alta pontuação atribuída à gestão de Chávez contrasta, entretanto, com a visão generalizada de que na Venezuela há nesse momento muita corrupção (72,6 %) e a percepção majoritária de que o governo faz pouco e nenhum esforço para combater esse flagelo, opinião partilhada por 53,5 %.Em contraposição a alta avaliação do presidente Chávez, a oposição venezuelana surge sem nenhuma figura estelar que assuma sua liderança e a militância dos cinco principais partidos que se opõem ao governo não chega sequer à metade da que tem o Movimento Quinta República, principal partido de sustentação do governo. Em matéria de pré-candidaturas da oposição - entre Manuel Rosales [atual governador do estado de Zulia e um dos dois - dentre os 22 - governadores eleitos pela oposição], Teodoro Petkoff [ex-guerrilheiro e dono do diário Tal Cual], Julio Borges [Primeiro Justiça], Henrique Salas Feo [Copei] e Henrique Salas Römer [Ação Democrática] -, a preferência dos eleitores da oposição recai em Julio Borges com 17,2 %. Contudo, para cada venezuelano que se pronuncia em favor de Borges, existem quase quatro que não sabem ou não respondem quem deveria ser o candidato único da oposição. Essa opção cobre 61,6 % dos entrevistados.
Da Redação
Colaborou Max Altman
Portal Vermelho

AddThis Social Bookmark Button

1 comentários

  • Anônimo  
    6/4/06 6:54 PM

    Vendo a atuação lastimável do senador Delcídio Amaral e do deputado Serraglio na CPMI dos correios me vem uma imagem drástica, isso pode ter sido causado pela contaminação da gripe aviária, em sua forma mais hedionda, a tucanus ladrus; uma forma que atinge milhares de pessoas ao mesmo tempo, esvaziando o bolso de várias, expoliando o bem comum e matando muitas de fome, destruindo a dignidade de toda uma sociedade.
    Acredito que os pobres parlamentares citados acima foram contaminados de forma irremediável pela epidemia. Essa é a única explicação plausível para se entender como uma tese tão abismalmente imbecil como a do mensalão tenha sido aceita e confirmada por uma série de ilações que não levam a conclusão alguma.
    Tal fato me deixa muito preocupado, pois essa pandemia pode levar uma sociedade inteira ao retrocesso e à miséria, devendo tal fato à intervenção no mínimo suspeita de tais pessoas.
    O duro é que um canalha como um Daniel Dantas escapar ileso de novo, afinal ele sabe a quem "financiar", né ACM Neto?!
    O fato inédito de uma denúncia feita e não apurada, com indícios claros de ter sido verdadeira, a lista de Furnas, ter, como indiciados não aqueles que não foram investigados , mas sim os que tiveram o dever cívico de denunciar.
    Engraçado que, o criador do valerioduto, Sr Clésio Andrade, escapou ileso, valeu a pena né Clésio?
    A investigação sobre o negócio da China feito pelos fundos de pensão na Bahia, que só causou um pequeno prejuízo, avalizado por ACM, de 800 milhões de reais, também foi esquecida, só restaram as "afirmações" , nunca provadas dos "bilhões e bilhões de reais " da "maior corrupção da América Latina".; FAZ-ME RIR!
    Voltando a epidemia temos, em outra forma mais branda, a IMBECILIS que contaminou o nosso Suplicy, atual vítima mais evidente dessa forma extremamente letal, porém menos contagiosa, tendo aspecto genético de imunidade baixa a esse tipo de vírus;
    REALMENTE NÓS NÃO APRENDEMOS A SERMOS CANALHAS!
    Temos nojo de traidores, de "ingênuos", e de vendidos.
    O que pode mover um cidadão, torcedor de um time de futebol ao jogar nesse time, fazer um gol contra numa final de campeonato? Não consigo encontrar resposta lícita, se alguém tiver, por favor me comunique.
    A GENTE NÃO ESTÁ PREPARADO PARA ENCARAR A SAFADEZA COMO NORMAL, TEMOS PRURIDOS DE DIGNIDADE E DE HONESTIDADE, ESSA É A NOSSA PRINCIPAL FALHA.
    Temos muito que aprender com essa corja, temos que aprender a fazer "política" nesse país, corrompido desde seu descobrimento; somos novatos nesse metiér. Nossas mães só tem dois seios e não meia dúzia em carreirinha...
    Não quero me prostituir, mas Deus me livre dessas prostitutas disfarçadas de freira, o rabo grande e o bico afiado não deixam-nos enganar, mas nem todos tem olhos pra ver nem ouvidos pra compreender o grasnido dessas aves agourentas que infernizam e destróem esse país há séculos.
    Seu Delcídio e Seu Serrraglio, muito obrigado pelo alerta colocado nas entrelinhas - VOCÊS SÃO HONESTOS DEMAIS PARA A POLÍTICA DESSE PAÍS.
    Porém, desde já digo a V Excelências - Nossa conta com o futuro está em superávit, nossa conta com a História nos dará orgulho, agora sobre vocês ...
    Os filhos da miséria vão lembrar muito de Vcs, durmam com a alma lavada em perfume francês e travesseiros de penas de ganso, eu prefiro dormir nos meus travesseiros de pedra!

Postar um comentário