NO IBOPE É LULA 2006! TALVEZ ISSO EXPLICA O DESESPERO DE ACM E DO PSDB. FORA OPOSIÇÃO! O POVO NÃO É BOBO!


Ibope mostra Lula na frente de Serra quatro pontos

Segundo pesquisa do Ibope divulgada na noite de ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mantém a liderança na disputa eleitoral deste ano, quatro pontos a frente do segundo colocado, o prefeito de São Paulo, o tucano José Serra. Lula tem 35% das intenções de votos enquanto Serra, 31%. A margem de erro da pesquisa é de 2% para mais ou para menos, o que possibilita a interpretação de um empate técnico entre os dois.
Nesta simulação, os candidatos que concorrem com Lula e Serra seriam Anthony Garotinho (PMDB-RJ), que levaria 12% dos votos; Heloísa Helena (PSOL-AL), com 5%; e Cristovam Buarque (PDT-DF), com 1%. Os votos em branco ou nulos ficariam em 10% e os que não souberam ou não opinaram, em 6%.
Em um segundo cenário, o candidato pelo PSDB seria o governador de São Paulo Geraldo Alckmin. Ele levaria apenas 17% das intenções de voto contra 38% do presidente Lula. Garotinho teria 16%, empatado com o governador; Heloisa Helena, 6%; e Cristovam Buarque, 1%. Votos brancos somariam 14% e indecisos, 8%.
Na terceira simulação feita pelo Ibope, com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, a distância entre o presidente e o segundo colocado é maior ainda. Com FHC como candidato, o PSDB ficaria com 14% dos votos contra 38% do presidente Lula. Garotinho ganharia 15%; Heloisa Helena, 8%; e Cristovam Buarque, 1%. Os votos em branco seriam 16% e indecisos, 7%.
Aécio Neves foi o quarto candidato do PSDB utilizado nas simulações. Lula venceria com 39% dos votos enquanto que o tucano levaria 9%. Garotinho e Heloisa Helena empatariam em 9% e Cristovam Buarque ficaria com 2%. Brancos e nulos somariam 17% e indecisos, 7%.
Candidatos próprios
Em outros dois cenários, o candidato do PMDB seria o governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto. Nas duas simulações ele permaneceu com porcentagem menor do que a de Heloisa Helena. Na primeira, o candidato pelo PSDB seria Alckmin, que levaria 18% dos votos. Lula ganharia com 41%; Heloisa Helena ficaria com 10%; e Buarque, com 2%. Na segunda simulação, o candidato tucano seria Serra, que ficaria com 32% das intenções de voto. Lula venceria com 38%; Heloisa Helena ganharia 8%; e Buarque, 2%.
O Ibope também considerou que o presidente do Supremo Tribunal Federal, Nelson Jobim, fosse candidato por um outro partido. Ele ficaria com 1% dos votos, empatado com Cristovam Buarque. Lula teria 37%; Alckmin 16%; Garotinho, 15%; e Heloisa Helena, 7%.
A pesquisa foi encomendada pela revista IstoÉ. Foram ouvidos 2002 eleitores em 146 municípios entre os dias 12 e 16 de janeiro. O registro no Tribunal Superior Eleitoral tem o número 236/2006. A revista informou que não encomendou simulações para o segundo turno e esclareceu que, em virtude da mudança dos nomes testados, também não foi feita a evolução do desempenho dos candidatos.
PORTAL VERMELHO

AddThis Social Bookmark Button

0 comentários

Postar um comentário