O PSDB e os Barões dos Pedágios

O (des) governador de São Paulo Geraldo Alckmin, pego na mentira mais uma vez por prometer reduzir o preço dos pedágios e não cumprir o que disse, mostra ao povo de São Paulo a verdadeira face dos políticos do PSDB, que assolam os estado há anos com seus desmandos e total descaso com os interesses da população.

A irresponsabilidade e o desrespeito ao povo paulista começou com Mário Covas, que inaugurou esse assalto chamado pedágio nas rodovias do estado, depois o próprio Alckmin, passando por José Serra e agora novamente, no retorno desse incompetente, temos que continuar a enriquecer os barões das concessionárias.

Analisem abaixo, como os lucros dos proprietários da concessionárias que exploram o povão com anuência dos (des) governos do PSDB no estado, aumentaram de forma assustadora.

Em 2009, a receita de pedágio alcançou o valor de R$ 4,67 bilhões e, em 2010, fechou R$ 6,04 bilhões, o crescimento chegou a 30%, sendo quase três vezes a inflação.


As receitas das concessões rodoviárias cujos contratos foram firmados antes do ano 2000 tiveram um crescimento de 16,4% em 2010 quando comparado a 2009. Apesar da crise econômica de 2009, houve crescimento do lucro líquido em 9%, passando de R$ 1,1 bilhão para R$ 1,2 bilhão em 2010, nas empresas cujos contratos antecedem o ano 2000.


O total do lucro líquido dessas concessionárias chegou a R$ 6,17 bilhões do início da concessão até 2010, que foi capitaneado pela Autoban (R$ 1,9 bilhão), Ecovias (R$ 1,2 bilhão) e Via Oeste (R$ 733 milhões). A relação entre o total arrecadado e o lucro líquido representou quase um quarto de toda receita de pedágio.


A concessionária Via Oeste teve o maior aumento na receita em 2010 com 24%, visto que as mudanças no pedágio no sistema Castello Branco e Raposo Tavares, possibilitou um crescimento de mais de 100% no volume de tráfego, sendo seguida pela Autoban na faixa de 18%. Os menores crescimentos foram da TEBE e SPVIAS (+11%).


O maior crescimento do lucro líquido ocorreu na SP Vias (+66%), TEBE (+ 32%) e Autoban (+22%). A relação entre o patrimônio e o lucro líquido, que indica o grau de rentabilidade das empresas, mostra que em 2010 essa relação chegou a 38%. No mercado em geral, uma relação de 20% é fantástica. A melhor relação é da Centrovias 55%, seguida pela Triângulo do Sol (52%) e em terceiro lugar a Autoban com 47%.


Se o lucro das empresas concessionárias vai bem, a receita e despesa com construção e que apontam os investimentos realizados, vão mal. Mostram que em 2009 foi gasto R$ 684 milhões e agora em 2010, foi de apenas R$ 646 milhões, que representa um corte de R$ 37,5 milhões (-5,5%). As novas concessões, investiram mais por força contratual, mas chama a atenção para as concessionárias responsáveis pela Marechal Rondon, com queda, de aproximadamente 30% nos investimentos e na Raposo Tavares (-6%) . (Fonte: Planeta Osasco)


AddThis Social Bookmark Button

3 comentários

  • Anônimo  
    6/7/11 8:13 AM

    Bem feito pra esses paulistas idiotas. Duvidam que ainda elegerão Serra prefeito?
    KKKKKKKKKKKKKKK

  • Miguel Graziottin  
    10/7/11 7:13 PM

    Paulista é tao burro que chega a ser assustador.
    Outro dia um taxista me disse que todos este pedagios eram culpa de Lula que perseguia Sao Paulo. Acreditam?

  • Guina - Editor do TP  
    16/7/11 3:32 PM

    @Miguel

    Realmente é de assustar o fato do povo de São paulo continuar a eleger politicos como Serra e Alckmin.

    O estado padece nas mãos desses incompetentes há anos e mesmo assim eles permanecem no poder.

    Com a mídia ao lado(Folha, Estadão etc) para acobertar os desmandos dos tucanos, eles acabam por iludir a muitos.

    Mas a cada eleição, tem diminuido o número de regiões do estado que eles conseguem vencer.

    Uma hora o povão acorda.

Postar um comentário