Sem Medo da "Oposição Panetone"

"Cangaceiro, sertanejo aguerrido e valente. Capanga, guarda-costas, valentão". Essas são as definições para "jagunço" no dicionário Michaelis. No dicionário petista, a palavra serviu para adjetivar o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), o que acarretará em processo à legenda de Lula. "É risível a justificativa deles (PSDB). É de morrer de rir", diz José Eduardo Dutra, presidente eleito do PT que, junto ao atual, deputado Ricardo Berzoini (SP), cunhou o termo "jagunço político" ao tucano por ter chamado a pré-candidata petista e ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, de "mentirosa".

Os petistas, na mesma oportunidade, chamaram o pré-candidato tucano ao Planalto, governador José Serra (SP), de "hipócrita" por não entrar no debate político e deixar que o senador Guerra entre em seu lugar. O secretário nacional do PSDB, deputado Rodrigo de Castro (MG), afirmou, em nota divulgada nesta quinta-feira, que o partido vai processar os dois por calúnia e difamação.

A Terra Magazine, o presidente eleito do PT, José Eduardo Dutra, remonta a cronologia dos acontecimentos e justifica o teor da nota divulgada por ele e Berzoini. Argumenta que não se trata de preconceito, como acusam os tucanos, e dá um recado: "Nós queremos um debate de alto nível, mas também não vamos correr do pau. Se quiserem (PSDB) ir pro pau, vamos também".

Leia abaixo a íntegra da entrevista:

Terra Magazine - O PSDB quer processar o senhor e o deputado Ricardo Berzoini por calúnia e difamação...

José Eduardo Dutra - É risível a nota. É de morrer de rir. Em primeiro, porque eu sou de Sergipe. E mais, dizer que é preconceito usar um termo desde sempre muito usado no nordeste é de morrer de rir. Não entendi onde ele foi buscar o preconceito nisso aí. Onde está o preconceito quando se usa o termo jagunço?Mas, o senhor...Onde vai o preconceito contra o povo nordestino? A não ser que o senador Sérgio Guerra ache que ele é o povo nordestino. Em segundo, usamos um termo muito usado no nordeste e o relativizamos: "jagunço político". Ou seja, está vinculado ao teor da nota que ele soltou. Então, a nossa nota precisa bem em que circunstâncias está o termo. E se eu disser que Dilma é uma candidata arretada? Eu estou sendo preconceituoso? O argumento deles é risível. Se for para julgar qual nota seria cabível de ir na justiça, seria a do Sérgio Guerra contra Dilma.Por quê?Ali sim os termos são grosseiros e caluniosos. A nossa nota, não. Nós somente afirmamos que ele se comportou como um jagunço político ao soltar a nota anterior. Agora, querem entrar na Justiça? Paciência, é um direito deles. Mas deveriam arrumar argumentos melhores.

O senhor não acredita que esses argumentos estejam vinculados, de certa forma, ao fato de o partido carecer de maior inserção no nordeste?

Olha, se isso for uma estratégia de inserção, eles estão mal de estratégia.

O senhor acha que essa troca de notas entre os altos escalões do partido sejam positivas ou negativas para a imagem de ambos em ano eleitoral?

Nós vamos dançar de acordo com a música. Se tocar valsa, dançaremos valsa. Se tocar heavy metal, dançaremos heavy metal. Isso começou com a entrevista de Guerra na revista Veja, dizendo que iria acabar com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Respondemos.

A ministra Dilma respondeu, certo?

A ministra Dilma rebateu politicamente. Guerra, por sua vez, soltou uma nota naqueles termos, acusando a ministra de mentirosa. Nós respondemos, ao meu ver, muitos tons abaixo à nota do presidente do PSDB. Estranhamos que, no mesmo dia em que o governador José Serra (SP) disse que não entraria em baixaria, o presidente da sigla soltou uma nota nesses termos. Nós queremos um debate de alto nível, mas também não vamos correr do pau. Se quiserem ir pro pau, vamos também.

Fonte: Terra Magazine via Por Um Novo Brasil

AddThis Social Bookmark Button

2 comentários

  • Katia Marisa  
    24/1/10 6:20 PM

    Bom os alunos saem analfabetos por uma gestão escolar ruim, por professores incopetentes.
    Podemos dizer tbém que o governo é ruim por que seu "gestor" é ruim.
    Que por trás de tantos discursos bonitos na época da eleição, a unica coisa que resta qdo eleitos são dinheiros colocados na cueca, na meia, na mala e etc..

  • Hermes Milani  
    14/2/10 7:57 PM

    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc1402201002.htm
    >
    PF apreende recibos do DEM nacional na casa de Arruda > (...) A Artec não se manifestou. As duas empresas têm interesses no governo do Distrito Federal. A Artec, que possui contratos para coleta de lixo e obras, aumentou seus ganhos em 41% desde o início da gestão Arruda. A empresa recebeu cerca de R$ 95 milhões desde 2007. Desse total, quase R$ 27 milhões foram pagos após ter doado dinheiro ao DEM. > A empresa é de propriedade do candidato derrotado à Câmara Legislativa do DF César Lacerda, do PSDB. A Secretaria de Obras de Arruda era comandada pelo também tucano Márcio Machado. A PF apura se o ex-secretário participava do esquema de coleta de propina. Machado nega envolvimento. > Já a Antares, cinco meses após a doação, recebeu do Instituto Brasília Ambiental, órgão do governo, uma licença prévia para iniciar obras.
    > NOTA > DEM e PSDB – nacionais – comprovadamente envolvidos com a CORRUPÇÃO no GDF.

Postar um comentário