São Paulo na Lama:É o Jeito Tucano de Governar

Após a tragédia nas obras da linha amarela em janeiro de 2007, que deixou 7 mortos, um novo escândalo questiona o governador tucano José Serra.

O resultado da concorrida licitação das obras da linha verde foi antecipado pela Folha Online 8 horas antes da abertura das propostas para a obra.

O líder do PT na Assembléia Legislativa, Roberto Felício, afirmou ontem (29) que pode pedir a suspensão da licitação. Para o Sindicato dos Metroviários, a ocorrência é de extrema gravidade e exige explicações.

A Folha Online antecipou o resultado da concorrência com uma notícia cifrada sobre uma ópera que informava o nome da construtora Camargo Corrêa como vencedora do certame. A empreiteira ganhou a licitação por R$ 219,7 milhões. Segundo a Folha Online, a previsão do metrô era gastar R$ 196 milhões. Procurada ontem, a direção do Metrô não quis se pronunciar sobre o assunto.

"Para este sindicato, uma ocorrência como esta é de extrema gravidade, principalmente quando se trata de uma empresa que faz parte do Consórcio Via Amarela, e que está diretamente envolvida com o desastre que causou a morte de 7 pessoas em janeiro de 2007", diz a nota dos metroviários paulistas.

Felício disse que vai reunir a assessoria do partido na próxima terça-feira (2) para debater o assunto. A possibilidade é pedir a suspensão da licitação, assim como o PT fez no caso Alstom – em que a empresa é acusada de pagar 6,8 milhões de dólares de suborno para fazer negócios com o metrô paulista. Os contratos estão sendo renovados há 16 anos e o partido recorreu à Justiça.

“Não acredito que a Camargo Corrêa tenha sido favorecida gratuitamente”, afirmou o líder do PT. Ele disse à reportagem que alguém pode ter sido beneficiado financeiramente ou politicamente. “São coisas que alimentam o caixa da campanha ou contas bancárias pessoais”, disse Felício.

O deputado avaliou que as irregularidades no metrô começaram na gestão de Mário Covas, mas perduram no governo de José Serra. “O Serra não substituiu os métodos. Essa licitação é mais do que clara”, afirmou o líder petista.

"É inadmissível que haja a simples suspeita de que o dinheiro destinado à melhorias para a população possa ser empregado no favorecimento de empresas privadas", denuncia o sindicato.

Fonte: Portal Vermelho

AddThis Social Bookmark Button

0 comentários

Postar um comentário