Aniversário de Fidel Castro:Parabéns Comandante!

Cidade de Havana, 13 de agosto de 2008
Ano 50 da Revolução

• CARO Fidel:

Há mais de um século nosso Herói Nacional, José Martí, escreveu: "O homem, como homem pátrio, apenas o é na soma de esperança ou de justiça que representa."

E isso é o que o senhor simboliza para nosso povo.
Sabemos que gosta de passar despercebido num dia como hoje..., mas é impossível, pois para milhões de cubanos se tornou uma celebração própria, forjada em quase cinco décadas de Revolução e consolidada no mais profundo do coração de todos os revolucionários.

Por isso o silêncio cúmplice de tantos anos, que observamos para respeitar seu desejo, foi quebrando-se aos poucos no transcurso do tempo, porque sentimos a necessidade de que soubesse o felizes que nos sentimos de partilhar seu aniversário e, agosto após agosto, celebramo-lo à maneira que sabemos mais lhe satisfaz: terminando obras, cumprindo planos, tarefas e jornadas produtivas especiais e lutando dignamente como o fazem hoje em Beijing nossos esportistas.

E quanto não poderia ser dito numa ocasião como esta de quem tanto significou e significa para Cuba! Como obviar tantos e tantos momentos e circunstâncias em que nosso pequeno país brilhou com luz e voz próprias graças a sua sábia, certeira e serena guia? Como não lembrar as glórias e vitórias, os sonhos partilhados e, inclusive, as derrotas, junto ao senhor, ao longo de quase meio século? Como não festejar então, embora seja no mais íntimo do coração, o enorme privilégio de ser seus contemporâneos?

O senhor sintetiza os melhores valores de nosso povo e, por sua vez, com seu exemplo e ação, fê-los emerger, forjou-os e potenciou na imensa maioria dos cubanos nestes anos de processo revolucionário, em centenas de combates de luta e trabalho, em enfrentamentos internos e externos, porque apesar de que nem sempre fomos alunos nota dez em todas as matérias, não há dúvidas de que nas principais, nas que dizem a respeito da liberdade, da independência, da dignidade, da honra, da justiça, da solidariedade, do internacionalismo, da unidade, da defesa da pátria, da Revolução e do Socialismo, do espírito revolucionário e da capacidade de resistir, temos qualificações excelentes.

Aferra-se um povo a quem levou à vitória, sentenciou Martí, e as gerações a quem o destino privilegiou com viver nesta época, fizemos nosso sua máxima.

Caro comandante:
Afortunados nos sentimos, um dia como hoje, de tê-lo entre nós; de amar a quem nos continua orientando com firmeza e justiça, ainda quando o senhor apenas reconheça em si como méritos a constância, a tenacidade, a lealdade e a firmeza nas idéias e nos princípios em que acredita.

Felizes e orgulhosos estamos os que neste 13 de agosto, contra ventos e marés, frente a todo maldizente augúrio, seguimos seu pensamento, cientes de que, como nos instrui cada dia em todos os cenários, dentro e fora de Cuba:

O importante é levar em conta que estamos vivendo um dos momentos mais difíces da vida do mundo; que temos uma batalha muito grande por diante, enorme, e que o homem não pode perder a fé nas possibilidades de vencer obstáculos, nas possibilidades de triunfar. Essa confiança, essa fé fazem muita falta nestes tempos.

Com Martí nos enche de "... grande gozo viver entre homens na hora de sua grandeza". Com o senhor somos soldados dessa batalha crucial que continua chefiando, neste mundo globalizado e convulso que nos tocou vicer, na busca de conceitos e idéias que permitam "um mundo viável, um mundo sustentável, um mundo melhor".

Comandante-em-chefe:
Dedicamos-lhe hoje nossos melhores pensamentos, expresamos-lhes os maiores desejos por sua total recuperação e reiteramos nossa gratidão por seus ensinamentos e seu exemplo.
Receba a mais sincera e cálida mensagem de amor por seu 82º aniversário e a firme decisão de continuar para frente, unidos, junto ao Partido e à Raúl, de fazer sólida a Pátria e indestrutível a Revolução e de tornar realidade todos seus sonhos.

*Carta a Fidel dos Trabalhadores Cubanos - Fonte:Granma Cuba

AddThis Social Bookmark Button

0 comentários

Postar um comentário