José Serra marca leilão da Cesp; movimentos prometem dura reação

Para Augusto Chagas, presidente da União Estadual dos Estudantes (UEE-SP), o povo não quer retornar ao período das privatizações.

"O governador José Serra está andando para trás. Hoje se discute desenvolvimento, o que é contraditório com privatização e entrega do patrimônio público. Os estudantes não vão ficar parados assistindo o governador vender São Paulo. Vamos desde já conversar com outras entidades, lançar campanhas e fazer grandes manifestações, tomar às ruas contra a venda da Cesp", disse Augusto ao Vermelho.

Já Arthur Herculano, da União Paulista de Estudantes Secundaristas (Upes), salienta que a venda das empresas públicas é mais uma demonstração da falta de compromisso do governo estadual com o povo.

"Durante anos os governos tucanos têm vendido patrimônio dizendo que o dinheiro é para investimentos sociais. Mentira, como se pode ver pela piora das condições de vida do povo e pela péssima situação do ensino público estadual. Durante a campanha para presidente, o PSDB disse que não ia fazer mais privatização e chegaram até a vestir o Alckmin de garoto propaganda das estatais, mas agora querem vender tudo. Nós, estudantes, junto com os trabalhadores e as entidades da CMS [Coordenação dos Movimentos Sociais] vamos impedir que isso aconteça com a Cesp", agrega.

Liminares

Duas liminares suspendiam o lançamento do edital da venda antes que fossem realizadas audiências públicas, mas foram derrubadas pelo Tribunal de Justiça de São Paulo.

A proposta do Programa Estadual de Desestatização (PED), incorporado pelo governo, foi fazer o leilão em bloco, com pagamento à vista, em reais. O leilão do dia 26 será na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).

Tão preocupante quanto a alienação do patrimônio público são os que pretendem ser os novos donos e a conseqüente desnacionalização. Entre as principais interessadas na compra da companhia paulista figuram grandes empresas estrangeiras, como a Enel/Endesa (de capital ítalo/espanhol), a Iberdrola/Neoenergia (espanhol), a Suez/Tractebel (franco/belga) ou a EDP (Energias de Portugal).

AddThis Social Bookmark Button

1 comentários

  • Anônimo  
    25/2/08 10:01 AM

    Acho que todos devem ser transparentes com o dinheiro público

    Mas lula está tirando as informações do portal feitas com sua familia e pago com cartão corporativo !

    Acho que vcs não tem moral pra falar do serra, pelo menos os gastos dele estão na internet..

    E os da presidencia ??? de que tem medo ??/

Postar um comentário