Ato da CMS queima "Veja" na passeata sobre concessões de BH

Fonte: Portal Vermelho

Segundo o presidente da União Estadual dos Estudantes (UEE–MG), Diogo Santos, o que a mídia faz é uma ditadura contra o povo.

“Atiramos fogo nos exemplares da revista Veja para simbolizar o nosso repúdio à ditadura da grande imprensa. Os movimentos sociais se uniram nessa bandeira, pois a democratização dos meios de comunicação é necessária para avançar a democracia do país, especialmente em Minas Gerais, que está sendo afetada por viver sob censura”, declarou.

A participação estudantil na manifestação foi expressiva. O diretor da União Colegial de Minas Gerais, Flávio Panetone pediu a quebra do que chamou de monopólio.

"Precisamos democratizar a comunicação. É um absurdo nove famílias controlarem 85% da mídia e 31% das rádios e TV's serem comandadas por políticos, contrariando a constituição”.

Já o representante do Coletivo Intervozes, Gésio Passos, cobrou a participação popular em emissoras públicas como a Rede Minas e o novo canal público anunciado pelo governo Federal, chamado de TV Brasil.

“Todos os canais são do povo”, gritou Gésio para os manifestantes.

Demissões

A representante da Corrente Sindical Classista, Celina Areas, denunciou a perseguição que profissionais da comunicação mineira vêm sofrendo.

“Muitos jornalistas estão sendo demitidos por intervenção do Aécio Neves, por isso é que o movimento se une para dizer que em Minas não se respira liberdade”, denuciou.

A Associação Brasileira de Rádio Comunitária também subiu no carro de som para deixar seu recado à sociedade. A entidade defendeu que o mais importante é a mobilização dos movimentos sociais em torno do debate da comunicação, para poder pressionar por medidas de controle e pela realização da Conferência Nacional de Comunicação.

Próximos passos

Na próxima semana continua a Jornada pela Democratização da Comunicação. Na segunda-feira (8), acontece no Sindicato dos Jornalistas o debate “Ditadura da mídia, até quando?”, com a participação do professor da UnB, Venício Lima, o jornalista Altamiro Borges e o coordenador de comunicação da PUC Minas, Mozahir Salomão. O evento promoverá também o lançamento da revista Princípios, edição 91, que tem como tema o título do debate. Na mesma oportunidade, será lançado o livro de Venício Lima, A mídia nas eleições 2006.


Na terça-feira (9/10), acontecerá uma audiência pública na Assembléia Legislativa, convocada pelo deputado estadual Carlin Moura, e que terá como pauta “A democratização dos Meios de Comunicação”. Serão debatedores, João Brant, do Intervozes, José Guilherme, da Abraço, Beto Almeida, diretor da Telesur e Regina Mota, professora da UFMG.

Fechando a Jornada, acontece, também no Sindicato dos Jornalistas, uma homenagem aos 40 anos de morte de Che Guevara. O debate tem como mote “Che, 40 anos sin perder la terrnura” e terá a participação da representante da embaixada cubana, Maria Emília. Bem ao estilo cubano, depois será servido um coquetel regado à mojito.

De Belo Horizonte,
Mariana Areas e Gabriela Nascimento

Foto: Benedito Maia

AddThis Social Bookmark Button

0 comentários

Postar um comentário