A Mídia e a Manipulação

Enviado por Cristiane Benedicto

Finja por um momento que você está assistindo um jornal sensacionalista. Primeiro, ele pode gerar o que é chamado de uma "TENDÊNCIA AO SIM" (tendência ao sim). São declarações que farão os ouvintes concordarem; eles podem mesmo sem perceber sacudir suas cabeças em concordância.

Depois, vêm os "VERDADISMOS". Normalmente são fatos que poderiam ser debatidos, mas uma vez que a mídia tem sua platéia concordando, em favor de si mesma conta o fato de que a platéia não vai parar para pensar por si própria, logo continuando a concordar.

Por fim vem a SUGESTÃO. Ou seja, o a mídia sensacionalista querem que você faça e, uma vez que você concordou o tempo todo, você pode ser persuadido a aceitar a sugestão.

Agora, se você prestar atenção a uma manchete, verá que as três primeiras falas são a "tendência ao sim", as três seguintes são os "verdadismos" e as finais são a sugestão.

Veja:

"Senhoras e senhores: vocês estão irritados com o alto preço dos alimentos? Estão cansados dos preços astronômicos da gasolina? Estão fartos da inflação descontrolada? Bem,, vocês sabem que o Outro Partido autorizou um aumento de 18% na inflação no ano passado; você sabe que a taxa de criminalidade subiu em 50% nos últimos 12 meses, e vocês sabem que seu salário dificilmente dá conta das suas despesas. Bem, a resposta para resolver estes problemas, é eleger a mim, Fulano de Tal, para senador".

Acho que todos nós já ouvimos isso antes. Mas você também pode procurar os chamados Comandos Embutidos. Por exemplo: nas palavras chave, o orador faria um gesto com sua mão esquerda, o que pesquisas têm mostrado ser mais eficiente para acessar seu cérebro direito.

Jornalistas, com ênfase em mídia, e os preparadores de discurso, são com freqüência cuidadosamente treinada por uma equipe de especialistas que vão usar cada truque do manual -- tanto velhos quanto novos -- para manipular você para que aceite a opinião da mídia e não a sua verdadeira OPNIÃO.

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