Povão Protesta Contra a Presença de Bush em S. Paulo

Os cerca de seis mil manifestantes que chegaram, por volta das 17h, no Vão Livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), vairaram o presidente americano George W. Bush nesta tarde. A manifestação começou na praça Oswaldo Cruz, na região do Paraíso.

Por volta de 16h30, já havia tido um princípio de confusão. Os policiais avançaram de moto em cima dos manifestantes. "A polícia está bloqueando nossa manifestação porque não quer que Bush veja nenhum tipo de protesto. Aqui tem mulheres idosas e cadeirantes, disse a estudante Samira Nagide, que afirmou ter sido empurrada pelos policiais".

As mulheres dão o tom do protesto no dia dedicado a elas. Embaladas por trios elétricos, entoam: "A nossa luta é todo dia, somos mulheres e não mercadoria". "Fora seu machista, a América Latina é toda feminista". "Fora Bush do mundo da América Latina. As mulheres não agüentam sua política assassina".

Participam da manifestação, 25 idosas da União Popular das Mulheres de Campo Limpo, na Região Metropolitana de São Paulo. No Dia Internacional da Mulher, além de protestarem contra a vinda de Bush ao Brasil, elas pedem paz para as mulheres.

"Nós viemos aqui defender as mulheres. Já sou idosa e vou tentar lutar pelos jovens. Antigamente, os direitos das mulheres eram menores", disse Josefina Francisco da Silva, 80 anos. "Nós queremos é melhorar o salários das mulheres. Queremos saúde e paz. Nossa intenção é caminhar até o Masp para nos unir aos jovens revolucionários", completou Jeni Dias, 74 anos.

Na esquina da avenida Paulista com rua Leôncio de Carvalho, primeiro cruzamento após os manifestantes terem deixado a praça Oswaldo Cruz, os policiais colocaram motocicletas para tentar fazer um cordão de isolamento e forçar os manifestantes voltarem a ocupar apenas duas pistas da avenida e não as quatro, como está acontecendo. No entanto, os manifestantes já passaram por este ponto e a polícia não alcançou o objetivo pretendido.

Fonte: Portal Terra

AddThis Social Bookmark Button

0 comentários

Postar um comentário