ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO JÁ TÊM COMPUTADORES

Todas as escolas públicas de ensino médio do Brasil já terão computadores com internet nas salas de aula a partir no ano letivo que se inicia em março, disse o secretário de Educação a Distância do Ministério da Educação, Ronaldo Mota, em entrevista a Paulo Henrique Amorim nesta quarta-feira, dia 03 (para ouvir). “A gente vai fechar março deste ano com todas as escolas de ensino médio públicas do país com laboratórios”, afirmou Mota.

Por isso, o secretário acha viável a promessa do presidente Lula de pôr computadores em todas as 160 mil escolas públicas do país até 2010. “Essa projeção feita pelo presidente está baseada naquilo que tem sido feito”, disse Mota. E completou: “As ações, até agora, se elas seguirem adequadamente o ritmo proposto e aquilo que nós já temos realizado, temos todos os motivos para acreditar que estamos falando de algo plenamente viável”.

Um dos principais programas de informatização de escolas é o Proinfo (Programa Nacional de Informática na Educação), criado em abril de 1997. O programa já instalou computadores em mais de 16 mil escolas. Só em 2006 foram instalados computadores em 7.580 escolas.

O Proinfo Rural, o braço do programa voltado para as escolas do campo, atenderá em 2007 as 12.000 escolas do campo de 5ª a 8ª séries. “Já temos orçamento para isso”, afirmou Mota. “Isso levaria, ao final de quatro anos, atender mais 45 mil escolas do meio rural. Isso significará atender 60% das escolas de 1ª a 4ª série”, explicou o secretário.

Outro programa de informatização é o Um Computador por Aluno, que levará aos alunos o computador de US$ 100 idealizado por Nicholas Negroponte. Dez escolas estão testando esse computador. “Para trabalhar na escala que precisa, precisamos ter projetos piloto”, afirmou Mota.

Os computadores para as escolas públicas vão se conectar à internet pelo RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa), que usa fibra ótica, junto com os sistemas WiMax e WiMesh, de internet sem fio (wireless). Há um projeto piloto do governo federal com a Intel que une essas tecnologias em Ouro Preto. Hoje, praticamente toda a cidade já é atendida pelo sistema de internet sem fio.

No futuro, terá acesso a internet quem estiver em um raio de até 32 quilômetros dos pontos de retransmissão. “Nosso objetivo são as escolas públicas, mas, na prática, esse projeto terá atingido, dos 5.600 municípios do país, 4.000 municípios”, afirmou Mota. “Automaticamente, atenderíamos praticamente todos os postos de saúde do país e os postos de polícia”, disse o secretário do MEC.

Fonte: Conversa Afiada

AddThis Social Bookmark Button

0 comentários

Postar um comentário