Eta briga boa!

Ando intrigado com a briga entre a imprensa monopolista conservadora de direita e os 58 milhões de brasileiros que ela chama de "petistas", entre os quais sobressaem os que, apesar de essa mesma imprensa dizer que não existem, pertencem à classe média, lêem, informam-se, enfim, têm e fazem tudo aquilo que dizem por aí ser importante para alguém saber fazer escolhas eleitorais.

Fico intrigado porque não entendo o seguinte: a eleição acabou e ninguém com um mínimo de bom senso e que preze, um mínimo que seja, o país em que vive vê sentido em prosseguir a campanha moralista midiática que há quase dois anos tenta (sem sucesso) provar que Lula, seu governo e seu partido são a encarnação da corrupção e da incompetência. Aliás, mesmo a imprensa monopolista e seus controladores têm muito pouco, ou melhor, não têm nada a ganhar com essa campanha, que os desmoraliza e ridiculariza mais um pouco a cada novo ataque, como aconteceu no caso recente do factóide sobre o "caos aéreo", que os meios de comunicação, sabe-se lá por que, enfiaram nas cabeças que poderia dar certo no sentido de desmoralizar o presidente e seu governo, mesmo que ataques muito mais pesados - e sob acusações muito mais sérias - tenham fracassado. O que não entendo, então, é por que a imprensa insiste no ataque a Lula e ao PT e em poupar tão escandalosamente os tucanos e pefelês... E com todo mundo vendo!

Um caso que me chama particularmente a atenção é o da colunista da Folha de São Paulo Eliane Cantanhêde. Casada com o marqueteiro oficial dos tucanos - o que a coloca num evidente conflito de interesses no trato do assunto política -, ela insiste em escrever com um facciosismo escandaloso, gritante, dando a impressão de que acha que alguém vai dar crédito a pessoa tão comprometida com os adversários de quem critica.

Por outro lado, a opinião pública pró-Lula tampouco dá mostras de desconforto com o embate com a imprensa direitosa. Na verdade, a maioria me dá a sensação de que curte horrores a troca de ofensas e de acusações com a militância tucana-pefelê dentro e fora da imprensa.

Pessoalmente, não agüeeento mais esse assunto! Há tanta coisa importante e/ou interessante que merece atenção neste país e neste momento da história da humanidade. Escrevo, discurso, engajo-me nessa desinteligência com a mídia, mas podem ter certeza de que, para mim, isso tudo tem sido um suplício, pois sei que essa situação faz o país perder tempo, emburrece as pessoas, adia questões importantes e furta tempo precioso para reflexão, entre outros malefícios que causa. Mas já desisti de pregar o fim dessa loucura faz tempo. Ninguém escuta. Principalmente quem ataca, ou seja, a imprensa. O que me parece é que as pessoas estão dando uma boiada para não pararem com a briga. Quase posso escutá-las dizer: "Eta briga boa"

Fonte: http://edu.guim.blog.uol.com.br/

AddThis Social Bookmark Button

0 comentários

Postar um comentário