Deputada denuncia manobra do governo de SC para acabar com o Besc

Deputada denuncia manobra do governo de SC para acabar com o Besc
A deputada federal Luci Choinacki (PT-SC) denunciou na tarde desta terça-feira (18), em Brasília, o que considerou uma manobra do governo de Santa Catarina para acabar com o Banco do Estado (Besc).

A manobra seria feita Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan ), que está licitando uma instituição financeira para pagamento com exclusividade da folha de pagamento e para gerir toda arrecadação das contas de água no Estado.

“Esse fato está descumprindo a Constituição Estadual e o Contrato de Federalização. Se não houver uma grande mobilização por parte da sociedade essa manobra poderá inviabilizar o funcionamento do Banco”, constata Luci.

Se o governo do Estado levar adiante esse edital poderão ocorrer sérias penalidades além de multas elevadas para Santa Catarina. A direção do Banco Central já enviou ofício notificando o Estado sobre a irregularidade e ainda não teve nenhum retorno.

Para investigar esse assunto, a bancada do PT na Assembléia Legislativa vai promover uma audiência pública no dia 25 de abril, em Florianópolis, convocando para prestar esclarecimentos o Secretário de Estado da Fazenda, Max Bornholdt, o Presidente da Casan, Walmor de Lucca, o Presidente do Besc, Eurides Mesquolotto e o superintendente da Fusesc, Vânio Boing.

“A sociedade catarinense não admite a privatização do Besc, muito menos, uma ação feita por baixo dos panos para acabar com nosso banco estadual”, diz a deputada. Luci afirma ainda que esse é o reflexo das atos do governo do Estado "que gasta recursos com cabide de empregos e publicidade e está sem caixa para pagar as contas".

Segundo avaliação da parlamentar petista, foram as ações do governo Luiz Henrique, do PMDB e do PSDB, com o apoio do PFL, que levaram Santa Catarina ao índice de terceiro pior Estado do país em desenvolvimento. “E agora não satisfeitos querem que o patrimônio dos catarinenses seja exterminado através de uma ação perversa e entreguista”, declara a deputada.

www.pt.org.br

AddThis Social Bookmark Button

0 comentários

Postar um comentário