Artigo

Por: Marcos V. Manarinno

Hoje, 21 de abril de 2006, temos a lamentar a morte de Telê Santana, mineiro de Itabirito, um dos maiores técnicos de futebol desse país. Homem simples, honrado e, para quem acompanha o esporte, responsável pela libertação dos nossos jogadores presos a um sistema rígido e "europeinizado" desse que já foi chamado de o pio do povo.Telê, mineiro em sua maneira de agir, enquanto homem simples e seguro, sendo chamado por muitos de pão duro, iniciou um movimento de libertação dos sistemas táticos rígidos que reinavam no futebol brasileiro à época, sendo inclusive satirizado por um bordão que dizia - "bota ponta Telê!!", crítica a ausência de um ponta direita, coisa espantosa para os críticos da época; derrotado por falhas da defesa num fatídico jogo contra a inóspita Itália, ficou marginalizado por muitos e. em 1986, pela perda, coisa rara, de um pênalti por Zico, seu nome foi amaldiçoado.Se redimindo gloriosamente no São Paulo em 1992/93, com o bicampeonato da Libertadores e Mundial Interclubes.Morreu com a dignidade e a simplicidade com que levou a vida, aos 74 anos de idade, vítima de sepsemia.Em 21 de abril de 1985, falecia o presidente da república, primeiro civil desde o golpe militar de 1964, eleito pela oposição ao regime mililtar, símbolo da liberdade política, conseguida depois de anos e anos de sofrimento e tortura; o mineiro Tancredo Neves.Tancredo, político mineiro típico, natural de São João del Rey, velha São João, fora o único primeiro ministro brasileiro, num momento de grande turbulência, numa tentativa de salvar-se o sistema democrático; antes já tinha sido o companheiro fiel de Getúlio.Mineiramente libertário, seu nome entra para a história como um símbolo do final da ditadura e do reinício da democracia nesse país.
Em 21 de abril de 1789, morre assassinado pelo Reino Português, após uma tentativa natimorta de independência e liberdade, o mineiro Tiradentes, natural da atual Tiradentes, cidade histórica de Minas.
LIBERDADE AINDA QUE TARDIA, LIBERDADE.
Após o assassinato de Tiradentes, o desejo de Liberdade se espalha pelo país, até desembocar na Independência em setembro de 1822.
Três mineiros, três brasileiros libertários: Tiradentes, Tancredo e Telê.
Três nomes, uma data - 21 de abril.Todos, coincidentemente iniciados com T, trazendo a mudança, a transformação.
O QUE ISSO QUER DIZER, NÃO SEI, SÓ SEI QUE ESSA LUA ME DEIXA EMOCIONADO COMO O DIABO...

AddThis Social Bookmark Button

1 comentários

  • Anônimo  
    22/4/06 8:48 PM

    A VINGANÇA DO GUERRILHEIRO



    Espetacular a atuação do ex-ministro José Dirceu, de uma inteligência rara e de capacidade de estratégia invejável.
    Cassado por um tribunal de exceção, formado pela elite direitista e podre, nosso camarada, num ato fantasticamente bem elaborado, se vinga dessa elite.
    Numa só jogada coloca em xeque mate todas as oligarquias que o caçaram e cassaram.
    Ora vejamos, circula a notícia da queda de ALCAMIN, O TUCANÓQUIO, para terceiro lugar nas pesquisas, com a ascenção de ITAMAR FRANCO, à segunda posição, estrategicamente chamado à luta pelo companheiro Dirceu.
    Isso, a ser confirmado e será, mais tempo menos tempo devido, principalmente ao baixo carisma e ao "banho de honestidade", muito mais próximo a um "banho de loja", do ALCAMIN, principalmente depois das posições assumidas pró privatizações e ALCA do dito cujo.
    Itamar luta pelo eleitorado de oposição, principalmente o da classe média assustada com a emergência do proletariado, sem razão a não ser as alimentadas pela mídia neo-udenista.
    Seu crescimento se faz, basicamente nessa camada da população, ou preconceituosa ou mal informada pelos mal intencionados que não interessam informar, e sim FORMAR opiniões distorcidas sobre uma realidade que FINGEM não ver.
    Além de destruir o sonho da união do GAROTINHO com os PULHAS da direita brasileira, destrói a própria direita.
    Itamar é ODIADO pelo FHC e ACM, o que os colocará num mato sem cachorro num segundo turno.
    A VITÓRIA DE LULA NO PRIMEIRO TURNO É POSSÍVEL E PROVÁVEL; MAS A DERROCADA DA DIREITA É PRATICAMENTE INEVITÁVEL E NO PRIMEIRO TURNO.
    Se usarem o "regra três" JOSÉ BIOTÔNICO SERRA, esse vai ter que suar muito para poder ganhar de Itamar, já que o governo FHC perde em comparação aos dois, ao de ITAMAR E AO DE LULA.
    Muito engraçado será as besta feras tucanóides e coronelistas tendo que escolher a quem apoiar; o mais provável será o SEPULTAMENTO DESSA CORJA, numa bela estratégia de guerrilha política do nosso camarada/companheiro José Dirceu.
    QUEM VIVER VERÁ!

Postar um comentário