Ex-executivo da Toshiba confirma na PF esquema de caixa 2 em Furnas
Matéria publicada nesta sexta-feira (3) no site Contas Abertas, hospedado no Uol, informa que o ex-superitendente Administrativo da Toshiba no Brasil, José Antonio Csapo Talavera, depôs ontem na Polícia Federal e confirmou a existência de um esquema de propinas e caixa 2 na estatal Furnas.
Segundo Talavera, o esquema teria começado em 2000, no governo Fernando Henrique Cardoso, e envolvia, entre outras coisas, licitações dirigidas para a construção emergencial de usinas - devido à ameaça do apagão ocorrida na gestão tucana.
O ex-executivo também afirmou à PF que o operador do esquema na Toshiba mantinha relações com Dimas Fabiano Toledo, o ex-diretor de Furnas acusado de distribuir dinheiro a parlamentares da base aliada do então governo FHC.
A PF investiga a autencidade de um documento supostamente assinado por Dimas Toledo, conhecido por "Lista de Furnas", no qual aparecem os nomes de 156 políticos que, em 2002, teriam recebedido dinheiro da estatal. Entre os citados, 82 pertencem ao PSDB e ao PFL.
www.pt.org.br

AddThis Social Bookmark Button

1 comentários

  • Anônimo  
    5/3/06 10:06 PM

    Tem uma matéria mais detalhada sobre a confirmação do propinoduto tucano de Furnas pelo funcionário da Toshiba no jornal "Tribuna da Imprensa" do Rio de Janeiro - RJ.
    Aí vai o link:http://www.tribunadaimprensa.com.br/noticia.asp?noticia=politica01

Postar um comentário