Michelle Bachelet vence eleições no Chile com 53%


Michelle é a primeira mulher a presidir o Chile
A candidata governista Michelle Bachelet foi eleita ontem presidente do Chile obtendo a maioria absoluta de 53,51%, com 97,52% dos votos apurados. Ela se torna, assim, a primeira mulher a assumir a presidência do Chile. O candidato da oposição, o multimilionário Sebastián Pinera, conseguiu 46,77% dos votos neste segundo turno das eleições. Desde a democratização do Chile, em 1990, o país já foi governado por três presidentes da coalizão de centro-esquerda Concertación, da qual Michelle faz parte. "Quero cumprimentar Michelle Bachelet pela vitória", disse em declaração ao vivo pela TV o conservador de direita Pinera, cuja riqueza é advinda dos tempos de Pinochet.
A nova presidente chilena é médica, tem 54 anos, foi torturada durante a ditadura do general Augusto Pinochet e era ministra da saúde da equipe do atual presidente, Ricardo Lagos. O comando de campanha da candidata socialista comemorou a vitória. O Partido Comunista do Chile declarou apoio à candidata socialista no segundo turno.
"É um apoio mais amplo do que esperávamos", disse o integrante do comando de campanha Sergio Bitar, do Partido para a Democracia. "Será a presidente de todos os chilenos e chilenas", disse o dirigente democrata cristão Andrés Zaldívar, ex-presidente do Senado e integrante do comando de campanha de Michelle.
O boletim divulgado às 18h20 local (19h20 de Brasília) pelo subsecretário do ministério do Interior, Jorge Correa, inclui 4.612.578 votos válidos emitidos em 22.191 seções eleitorais, que representam 67,31% das quase 33 mil urnas distribuídas por todo o Chile. Bachelet, favorita no pleito, programou um discurso para as 21h no Hotel San Francisco, em Santiago, onde vários simpatizantes a esperam.
PORTAL VERMELHO

AddThis Social Bookmark Button

0 comentários

Postar um comentário